Thomas Goodwin (1600-1680), conhecido como "o Velho", foi um teólogo inglês puritano e pregador, e um importante líder dos religiosos Independentes (Congregacionais). Ele atuou como capelão de Olliver Cromwell, e foi instituído pelo Parlamento como presidente do Magdalen College, Oxford em 1650.
Vida
Goodwin estudou na Universidade de Cambridge e no Christ's College, Cambridge, graduando-se com um BA em 1616.
Em 1619 se retirou a Catharine Hall, onde em 1620 ele foi eleito associado. Em 1625 ele foi licenciado pregador da universidade, e três anos mais tarde se tornou professor da Trinity Church, sucessor de John Preston.
Dissidente.
Em 1639, ele fugiu para a Holanda para escapar à perseguição religiosa. Por algum tempo, foi pastor de uma pequena congregação de comerciantes Ingleses e refugiados em Arnheim.
Ele voltou logo após a criação do Longo Parlamento e ministrou durante alguns anos na congregação independente Alley Church, Lime Street, na freguesia de St Dunstans-in-the-Leste, e rapidamente tornou-se um eminente pregador.
Líder puritano
Em 1643 foi eleito membro da Assembléia de Westminster,e logo se identificou com o partido independente, geralmente referido em documentos contemporâneos como os irmãos "dissidentes". Ele que freqüentemente pregava por nomeação dos Comuns, em janeiro 1650 o seu talento e aprendizagem foram recompensados pela Câmara com a presidência de Magdalen College, Oxford, cargo que ocupou até a Restauração de 1660.
Foi capelão de Oliver Cromwell em 1656 e se tornou amigo do Protetor sendo um dos seus assessores mais íntimos, atendendo-o até em seu leito de morte.
Ele também foi um comissário para o inventário da Assembléia de Westminster (1650), e para aprovação dos pregadores (1653) e, juntamente com John Owen (outro eminente congregacionalista) teve participação decisiva na elaboração da Declaração de Savoy de Fé e Ordem em 1658.
De 1660 até sua morte, ele viveu em Londres, e dedicou-se exclusivamente ao estudo teológico e ao encargo pastoral da Igreja Independente de Fetter Lane.
Obras
Os trabalhos publicados por Goodwin durante sua vida consistem principalmente de sermões impressos por ordem da Câmara dos Comuns. Ele também preparou com Philip Nye (congregacionalista) e outros na preparação da Narração Apologetica (1643).
Cinco volumes de seus sermões e outras obras foram publicados de 1682-1704, e eles foram reeditados pelo menos 47 vezes. Seus escritos coletados, que incluem exposições da Epístola aos Efésios e do Apocalipse, foram publicados em cinco volumes entre 1681 e 1704 e foram republicadas em doze volumes (Edin., 1861-1866).
Para saber mais acesse AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário