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segunda-feira, 22 de março de 2010

THOMAS GOODWIN- Grandes nomes congregacionais


Thomas Goodwin (1600-1680), conhecido como "o Velho", foi um teólogo inglês puritano e pregador, e um importante líder dos religiosos Independentes (Congregacionais). Ele atuou como capelão de Olliver Cromwell, e foi instituído pelo Parlamento como presidente do Magdalen College, Oxford em 1650.


Vida


Goodwin estudou na Universidade de Cambridge e no Christ's College, Cambridge, graduando-se com um BA em 1616.


Em 1619 se retirou a Catharine Hall, onde em 1620 ele foi eleito associado. Em 1625 ele foi licenciado pregador da universidade, e três anos mais tarde se tornou professor da Trinity Church, sucessor de John Preston.


Dissidente.


Preocupado com o seu bispo, que era um aderente zeloso de William Laud (arcebispo anglicano da época) ele demitiu e deixou a universidade em 1634, tornando-se um Congregationalista. Depois viveu durante algum tempo em Londres, onde 1638 ele se casou com a filha de um vereador.


Em 1639, ele fugiu para a Holanda para escapar à perseguição religiosa. Por algum tempo, foi pastor de uma pequena congregação de comerciantes Ingleses e refugiados em Arnheim.


Ele voltou logo após a criação do Longo Parlamento e ministrou durante alguns anos na congregação independente Alley Church, Lime Street, na freguesia de St Dunstans-in-the-Leste, e rapidamente tornou-se um eminente pregador.


Líder puritano


Em 1643 foi eleito membro da Assembléia de Westminster,e logo se identificou com o partido independente, geralmente referido em documentos contemporâneos como os irmãos "dissidentes". Ele que freqüentemente pregava por nomeação dos Comuns, em janeiro 1650 o seu talento e aprendizagem foram recompensados pela Câmara com a presidência de Magdalen College, Oxford, cargo que ocupou até a Restauração de 1660.


Foi capelão de Oliver Cromwell em 1656 e se tornou amigo do Protetor sendo um dos seus assessores mais íntimos, atendendo-o até em seu leito de morte.


Ele também foi um comissário para o inventário da Assembléia de Westminster (1650), e para aprovação dos pregadores (1653) e, juntamente com John Owen (outro eminente congregacionalista) teve participação decisiva na elaboração da Declaração de Savoy de Fé e Ordem em 1658.


De 1660 até sua morte, ele viveu em Londres, e dedicou-se exclusivamente ao estudo teológico e ao encargo pastoral da Igreja Independente de Fetter Lane.


Obras


Os trabalhos publicados por Goodwin durante sua vida consistem principalmente de sermões impressos por ordem da Câmara dos Comuns. Ele também preparou com Philip Nye (congregacionalista) e outros na preparação da Narração Apologetica (1643).


Cinco volumes de seus sermões e outras obras foram publicados de 1682-1704, e eles foram reeditados pelo menos 47 vezes. Seus escritos coletados, que incluem exposições da Epístola aos Efésios e do Apocalipse, foram publicados em cinco volumes entre 1681 e 1704 e foram republicadas em doze volumes (Edin., 1861-1866).


Para saber mais acesse AQUI

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* CONGREGACIONALISMO, O QUE É ISSO?

Congregacionalismo é a forma de governo de Igreja em a autoridade repousa sobre a independência e a autonomia de cada Igreja local. Este tem sido declarado como o sistema primitivo que representa a forma mais antiga de governo da Igreja. O Congregacionalismo moderno, no entanto, data a partir da Reforma Protestante.

Já em 1550, há indícios de homens e mulheres se reunindo para pregar a Palavra de Deus e administrar os sacramentos como separados da Igreja nacional da Inglaterra (Anglicana).

Quando ficou claro que a rainha Elizabeth I não tinha a intenção de uma reforma radical da Igreja inglesa, o número dessas comunidades separadas aumentou.

Robert Browne, o primeiro teórico do sistema, insistia em que estas «igrejas separadas", deviam ser independente do Estado e ter o direito de governarem-se a si próprias, estabelecendo assim as linhas essenciais do Congregacionalismo como o conhecemos hoje.

Desde o 1580 os Brownistas (como passaram a ser chamados estes dissidentes) aumentaram em número e os contornos do congregacionalismo tornaram-se mais claramente definidos; igrejas foram formadas em Norwich, Londres, Scrooby e Gainsborough.

O movimento foi impulsionado pela perseguição. Alguns destes separatistas migraram para a Holanda (1607) e depois (1620) para os Estados Unidos da América, onde o Congregacionalismo foi influente na formação tanto da religião quanto da política daquele país.

Na Inglaterra os Independentes (como também eram chamados) formaram a espinha dorsal do exército de Oliver Cromwell. Seus teólogos defenderam a sua posição congregacionalista na Assembléia de Westiminster e os seus princípios foram reafirmados na Declaração Savoy de Fé e Ordem, em 1658.

Mesmo sendo autônomas esta independência das igrejas Congregacionais não as coloca em completo isolamento. Elas reconheceram o vínculo de uma fé comum e de uma ordem e formaram Associações locais de apoio mútuo e estreitamento de relações.

A União Congregacional da Escócia foi formado em 1812; a da Inglaterra e País de Gales em 1832.

Estas uniões não tinham qualquer autoridade legislativa, mas serviram para aconselhar as igrejas e exprimir as suas idéias em comum.

Em 1972 a maior parte das Igrejas Congregacionais na Inglaterra e no País de Gales se uniu com a Igreja Presbiteriana da Inglaterra para formar a Igreja Reformada Unida. Muitas igrejas que não concordaram com esta união formam hoje a Federação Congregacional e a Comunhão de Igrejas Evangélicas Independentes.

Nos E.U.A. na maior parte das Igrejas Cristãs Congregacionais, em 1957 ingressou com a Igreja Evangélica Reformada em uma união para formar a Igreja Unida de Cristo. As igrejas que não concordaram com esta união formaram outras associações até hoje existentes, com destaque para a Associação Nacional de Igrejas Cristãs Congregacionais e para a Conferência Cristã Conservadora Congregacional.

Adpt. Joelson Gomes

The Concise Oxford Dictionary of the Christian Church 2000, originalmente publicado por Oxford University Press, 2000.

* OS PRIMEIROS CONGREGACIONALISTAS

A maneira Congregacional de igreja na Inglaterra provavelmente tenha seu nascimento em 1567,[1] num pequeno grupo de cerca de cem irmãos que insatisfeitos com tudo o que estava acontecendo dentro da igreja inglesa, começou a se reunir para adorar secretamente no “Salão Plumbers”, Londres. Eles eram chamados de “a Igreja de Privye”,[2] (ou Igreja Privada) transformando-se esta na primeira das muitas congregações separatistas de protesto na Inglaterra. O ajuntamento foi considerado ilegal pelas autoridades, e em 19 de Junho de 1567, e segundo o proeminente historiador Congregacional Williston Walker, os seus membros foram presos, açoitados em público ou mortos.[3] Este dia é considerado por muitos historiadores como o dia da origem moderna da maneira Congregacional de ser igreja.[4] A congregação do Salão Plumbers foi assim dispersa, mas foi logo reorganizada, e agora com mais clareza de sua finalidade. Os seus membros fizeram um pacto entre si para adoração a Deus de acordo com sua compreensão puritana. Mas, mais uma vez foram descobertos, diversos membros foram novamente presos, e outros junto com seu pastor Richard Fitz foram mortos. Mas, a chama não se apagou e a história da Igreja Congregacional é longa, rica, linda e inspiradora.
___________________


NOTAS

[1] CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos (São Paulo: Vida Nova, 2006) p. 275.

[2] Conforme “The Reformation in England” em <http://www.ucc.org/about-us/short-course/the-reformation-in-england.html> Acesso em 08/07/07.

[3] História da Igreja Cristã, 2a ed. (São Paulo: JUERP/ ASTE, 1980), p. 547. Conforme também <http://www.usgennet.org/usa/topic/colonial/religion/history.html> Acesso 08/12/07.

[4] Conforme <http://chi.gospelcom.net/DAILYF/2002/06/daily-06-19-2002.shtml> Acesso em 08/12/07.

ACESSE TAMBÉM