Vem me seguir também...vem

PARA ACHAR ALGO DIGITE A PALAVRA

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MARTYN LLOYDJONES- Grandes nomes Congregacionais


Martyn Lloyd-Jones é considerado o maior expositor bíblico do sec. XX, foi pastor da igreja Congregacional chamada Capela de Westiminster na Inglaterra durante 30 anos. Um dos ícones do Congregacionalismo, saiba um pouco mais sobre sua vida.



Por John Piper


Um esboço de sua vida.



Sua trajetória por Westminster foi única. Nasceu em Cardiff, País de Gales, em 20 de Dezembro de 1899. Mudou-se para Londres com sua família aos 14 anos de idade, e entrou para a Escola de Medicina do Hospital São Bartolomeu, onde se graduou em 1921, tornando-se chefe clínico assistente de Sir Thomas Horder. O famoso Horder descreveu Lloyd-Jones como “o mais habilidoso pensador que ele conheceu”.

Entre 1921 e 1923 ele passou por uma profunda conversão. Sua mudança de vida foi tão profunda, que fez nascer nele uma paixão pela pregação do evangelho que completamente superou sua vocação para medicina. Ele sentiu um profundo desejo de retornar ao seu país para pregar. Seu primeiro sermão foi em Abril de 1925, e o assunto foi o tema de toda a sua vida: O País de Gales não necessitava mais de conversas acerca de ação social; ele necessitava de “um grande despertamento espiritual”. Este tema de reavivamento e poder e vitalidade real, foram sua paixão por toda sua vida.

Ele tornou-se pastor da Bethlelem Forward Movement Mission Church em Sandfields, Aberavon, em 1926, e no ano seguinte casou-se com sua ex-colega de faculdade, Bethan Philips, no dia 8 de Janeiro. Tiveram 2 filhas: Elizabeth e Ann.

Sua pregação tornou-se conhecida pela Grã-Bretanha e América. Ela era popular, cristalinamente clara, de doutrinariamente sadia, lógica e em chamas. Em 1937, ele pregou na Filadélfia, e G. Campbell Morgan estava lá. Ele ficou tão impressionado que se sentiu impelido a convidar Lloyd-Jones para ser seu auxiliar na Capela de Westminster em Londres.

Nesta época, Lloyd-Jones estava sendo cogitado para presidente do Colégio Metodista Calvinista em Bala, North Wales. Assim, ele temporariamente recusou o convite de Westminster para se tornar membro permanente da equipe daquele colégio. Mas suas expectativas naquela escola lhe frustraram e ele terminou por aceitar o convite de Westminster, onde permaneceu por 29 anos até se aposentar em 1968.

Não posso deixar de dar graças por todos os desapontamentos, reveses e contratempos nas nossas vidas, que Deus usa para nos conduzir na direção da sua vontade. Como teria sido diferente a mensagem do evangelho que a Inglaterra teria recebido, se Martyn Lloyd-Jones não tivesse pregado em Londres durante 30 anos. Como minha própria vida teria sido diferente se eu não tivesse lido seus sermões no verão de 1968! Louvado seja Deus por todos os trens perdidos e por todos os outros assim chamados acidentes!

Lloyd-Jones e G. Campbell Morgan trabalharam juntos como ministros até a aposentadoria de Morgan em 1943. Então Lloyd-Jones assumiu o púlpito por quase 30 anos. Em 1947, a freqüência aos cultos matutinos era de 1500 pessoas, e à noite 2000, trazidos pela clareza, poder e profundidade doutrinária de suas mensagens. Ele usava uma sombria batina preta de Genebra, e não costumava fazer brincadeiras. Como Jonathan Edwards, 200 anos atrás, ele atraia a atenção de sua audiência, pelo peso e intensidade de sua visão da verdade.

Ele adoeceu em 1968, e tomou este fato como um sinal para se afastar e dedicar-se a escrever. Ele continuou nesta tarefa por 12 anos e morreu tranqüilo, durante o sono, no dia primeiro de Março de 1981.

6 comentários:

Pastor Cicero disse...

Parabéns pelo blog gostei muito, tambem passei a segui-lo visite o meu blog será um prazer. WWW.PASTORCICERO.BLOGSPOT.COM

Pato Manco disse...

Amado, sou pastor da IEC de Macaé - RJ. Gostei muito de ter encontrado um material tão bom como este. É lógico que irei usá-lo onde leciono, (citando a fonte), para um melhor aproveitamento dos alunos. Mas venho aqui lhe pedir, se for possível, que o amigo escreva algo para eu apresentar em nossa primeira aula. Algo falando sobre os fundamentos hístóricos e doutrinários. Se for possível mande para o meu e-mail: cacomaca@yahoo.com.br Aguardo retorno. Um forte abraço!!!

JOELSON GOMES disse...

Caro Pastor da IEC de Macaé, eu fico honrado com sua visita.Estou em transição de Estado e ainda não me organizei com respeito a internet. Se o amigo tem acesso consiga os os jornais ALIANÇA CONGREGACIONAL , da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil. Nos dois umtimos numeros publiquei um perfil de Kalley (este já está no blog), e um histórico da Declaração de Savoy. Nos dois próximos numeros sairão dois artigos: CONGREGACIONALISMO; ISSO É BÍBLICO? (I-II), onde discuto o sistema de governo congregacional e seu fundamento biblico (eclesiologia).

Deus o abençoe, e faça contato quando quiser.


Pastor Cicero, entre e fique a vontade a casa é sua. Deus abençoe.

Josiel Dias disse...

Olá meus queridos Irmãos.
A Paz do Senhor Jesus Cristo.
Fiquei muito feliz em conhecer este espaço abençoador.
É o que sempre digo: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento.
Gostaria também de compartilhar o nosso blog
" Mensagem Edificante para Alma"

http://josiel-dias.blogspot.com/

Gostaria da visita e comentarios dos meus irmãos.

Josiel Dias
Cons Missionário
Congregacional
Rio de Janeiro

Josiel Dias disse...

Olá meus queridos Irmãos.
A Paz do Senhor Jesus Cristo.
Fiquei muito feliz em conhecer este espaço abençoador.
É o que sempre digo: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento.
Gostaria também de compartilhar o nosso blog
" Mensagem Edificante para Alma"

http://josiel-dias.blogspot.com/

Gostaria da visita e comentarios dos meus irmãos.

Josiel Dias
Cons Missionário
Congregacional
Rio de Janeiro

JOELSON GOMES disse...

Queridos amigos muuto obg pelos vossos cometarios. Tenham certeza que todos são lidos e apreciados. Aos que podem adquirir leiam os próximos numeros do jornal Aliança Congregacional, teremos artigos que com certeza interessraão aos irmãos. Se vc se interessa e não sabe como adquirir entre em contato comigo.