Pesquisar este blog

Vem me seguir também...vem

LIVROS SOBRE O CONGREGACIONALISMO

Abaixo estão alguns livros em inglês e português para que você conheça mais sobre Robert Kalley o pioneiro do Cogregacionalismo em Portugal e no Brasil, e sobre a história do Congregacionalismo desde suas origens até a sua chegada ao Brasil

















12 comentários:

Rafael disse...

Destes li apenas Jornada no Império. Muito agradável a leitura. Mas pra questão mais acadêmica ele não é muito indicado porque não cita fontes e tal. Mais muito boa a leitura.

JOELSON GOMES disse...

É verdade Rafael, na verdade sobre Congregacionalismo não existe nada acadêmico em português.

pequeno.mestre disse...

Olá Joelson, acredito que está um pouco desinformado. Os dois livros do Douglas Nassif, assim como os outros que não estão contemplados aí, são resultados de pesquisa doutoral, tese defendida na Universidade Metodista de São Paulo em Ciências da Religião. São acadêmicos e em português.

JOELSON GOMES disse...

Pequeno Mestre, talvez n seja esse o caso, já li todos os livros citados do Nassif, eles são livros de História e NÃO DE TEOLOGIA CONGREGACIONAL. DE TEOLOGIA CONGREGACIONAL NÃO EXISTE NADA EM PORTUGUÊS. Talvez o amigo é quem padeça do mal da desinformação. Volte sempre.

JOELSON GOMES disse...

E um outro problema, os livros que se tem de Hisória Congregacionl em português são livros presos a Kalley, mas como se sabe o Congregacionalimo não começa com ele.

pequeno.mestre disse...

A ideia não era que se sentisse ofendido dessa forma, mas oferecer subsidio à pergunta do colega acima e esclarecer a existência de obras acadêmicas congregacionais. De qualquer forma, a tese defendida naquele caso, que perpassa os cinco livros, que também li, foi justamente a origem (teológica e histórica) congregacional brasileira nascer a partir de Kalley e não de confissões congregacionais de outros países. O nome congregacional foi adotado somente no século XX, pelo modelo e não confissão, já que se adotam os 28 artigos de Kalley.

Mas, como disse, é só uma colocação que não visa o nervosismo. Volte sempre. =)

JOELSON GOMES disse...

Pequeno Mestre, n fiqei nervoso, pode acreditar. Quanto a tese das tais "igrejas kalleyanas/' respeito, mas n se sustenta. Kalley antes de vir ao Brasil convive com a familia de Sarah, sua esposa e com sua igreja.Sarah, era mulher Congregacional da gema, pertecente uma Igreja Congregacional inglesa puritana. Era com esse povo que Kalley convivia. Era ela quem na maioria das vezes faziam os sermões dele e dos auxiliares nas pregações da Igreja. Quando a denominação é formada no Brasil (1913), o livro que tomam por base é Os Principios Congregacionais de R.W.Dale. Logo, nunca houve "igreja kalleyana", houve e há igrejas congregacionais, cujos continuadores após Kalley bebiam nas fontes originais congregacionais inglesas. Repito, volte sempre.

woshington disse...

Pastor Joelson, no ano de 2015 pretendo fazer um TCC sobre a Congregacional afunilando até sua historia de chegada aqui em Porangatu-GO. Queria saber se tem alguns artigos e documentos que poderia me enviar para que eu possa usar como construção histórica.
PS: Minha formação é na área de história.

JOELSON GOMES disse...

Woshington me envie seu email para matermos contato. Meu endereço: joelsongomes62@hotmail.com

Bonome disse...

Parabéns pela iniciativa de expor o congregacionalismo de modo geral, mas é preciso dizer também que existem dissertações e teses sobre o tema em universidades brasileiras como a Metodista, por exemplo. Tais teses e dissertações apresentam caráter histórico e científico, talvez não teológico, mesmo porque "talvez" os congregacionais no Brasil não são tão aficionados em teologia no modelo clássico, haja vista que seguem os 28 artigos. De qualquer forma o seu trabalho é excelente e muito enriquecedor, desde já peço a permissão para utiliza-lo em minhas aulas na faculdade. Obrigado! José Roberto Bonome.

JOELSON GOMES disse...

Fique a vontade José Roberto Bonome. Só acho apressada a generalização de que os Congregacionais do Brasil nao são afeitos a Teologia, pois os 28 Artigos síntese de fé de seu fundador no país se olhada com atenção é teologia pura, e a Aliança Congregacional acaba de publicar uma confissão de fé maior que a Declaração de Savoy, e poucas denominações no pais tem uma parecida, só se aproxima Westimibter. Deus abençoe e volte sempre.

Programa Vivos Pela Palavra disse...

A paz meu amado Pastor. Me alegro muito por tê-lo como um pastor da nossa denominação.

Sou grato a Deus pelo desejo de nos compartilhar seu conhecimento e assim nos abençoar.

Um Grande abraço.

André Moraes

* CONGREGACIONALISMO, O QUE É ISSO?

Congregacionalismo é a forma de governo de Igreja em a autoridade repousa sobre a independência e a autonomia de cada Igreja local. Este tem sido declarado como o sistema primitivo que representa a forma mais antiga de governo da Igreja. O Congregacionalismo moderno, no entanto, data a partir da Reforma Protestante.

Já em 1550, há indícios de homens e mulheres se reunindo para pregar a Palavra de Deus e administrar os sacramentos como separados da Igreja nacional da Inglaterra (Anglicana).

Quando ficou claro que a rainha Elizabeth I não tinha a intenção de uma reforma radical da Igreja inglesa, o número dessas comunidades separadas aumentou.

Robert Browne, o primeiro teórico do sistema, insistia em que estas «igrejas separadas", deviam ser independente do Estado e ter o direito de governarem-se a si próprias, estabelecendo assim as linhas essenciais do Congregacionalismo como o conhecemos hoje.

Desde o 1580 os Brownistas (como passaram a ser chamados estes dissidentes) aumentaram em número e os contornos do congregacionalismo tornaram-se mais claramente definidos; igrejas foram formadas em Norwich, Londres, Scrooby e Gainsborough.

O movimento foi impulsionado pela perseguição. Alguns destes separatistas migraram para a Holanda (1607) e depois (1620) para os Estados Unidos da América, onde o Congregacionalismo foi influente na formação tanto da religião quanto da política daquele país.

Na Inglaterra os Independentes (como também eram chamados) formaram a espinha dorsal do exército de Oliver Cromwell. Seus teólogos defenderam a sua posição congregacionalista na Assembléia de Westiminster e os seus princípios foram reafirmados na Declaração Savoy de Fé e Ordem, em 1658.

Mesmo sendo autônomas esta independência das igrejas Congregacionais não as coloca em completo isolamento. Elas reconheceram o vínculo de uma fé comum e de uma ordem e formaram Associações locais de apoio mútuo e estreitamento de relações.

A União Congregacional da Escócia foi formado em 1812; a da Inglaterra e País de Gales em 1832.

Estas uniões não tinham qualquer autoridade legislativa, mas serviram para aconselhar as igrejas e exprimir as suas idéias em comum.

Em 1972 a maior parte das Igrejas Congregacionais na Inglaterra e no País de Gales se uniu com a Igreja Presbiteriana da Inglaterra para formar a Igreja Reformada Unida. Muitas igrejas que não concordaram com esta união formam hoje a Federação Congregacional e a Comunhão de Igrejas Evangélicas Independentes.

Nos E.U.A. na maior parte das Igrejas Cristãs Congregacionais, em 1957 ingressou com a Igreja Evangélica Reformada em uma união para formar a Igreja Unida de Cristo. As igrejas que não concordaram com esta união formaram outras associações até hoje existentes, com destaque para a Associação Nacional de Igrejas Cristãs Congregacionais e para a Conferência Cristã Conservadora Congregacional.

Adpt. Joelson Gomes

The Concise Oxford Dictionary of the Christian Church 2000, originalmente publicado por Oxford University Press, 2000.

* OS PRIMEIROS CONGREGACIONALISTAS

A maneira Congregacional de igreja na Inglaterra provavelmente tenha seu nascimento em 1567,[1] num pequeno grupo de cerca de cem irmãos que insatisfeitos com tudo o que estava acontecendo dentro da igreja inglesa, começou a se reunir para adorar secretamente no “Salão Plumbers”, Londres. Eles eram chamados de “a Igreja de Privye”,[2] (ou Igreja Privada) transformando-se esta na primeira das muitas congregações separatistas de protesto na Inglaterra. O ajuntamento foi considerado ilegal pelas autoridades, e em 19 de Junho de 1567, e segundo o proeminente historiador Congregacional Williston Walker, os seus membros foram presos, açoitados em público ou mortos.[3] Este dia é considerado por muitos historiadores como o dia da origem moderna da maneira Congregacional de ser igreja.[4] A congregação do Salão Plumbers foi assim dispersa, mas foi logo reorganizada, e agora com mais clareza de sua finalidade. Os seus membros fizeram um pacto entre si para adoração a Deus de acordo com sua compreensão puritana. Mas, mais uma vez foram descobertos, diversos membros foram novamente presos, e outros junto com seu pastor Richard Fitz foram mortos. Mas, a chama não se apagou e a história da Igreja Congregacional é longa, rica, linda e inspiradora.
___________________


NOTAS

[1] CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos (São Paulo: Vida Nova, 2006) p. 275.

[2] Conforme “The Reformation in England” em <http://www.ucc.org/about-us/short-course/the-reformation-in-england.html> Acesso em 08/07/07.

[3] História da Igreja Cristã, 2a ed. (São Paulo: JUERP/ ASTE, 1980), p. 547. Conforme também <http://www.usgennet.org/usa/topic/colonial/religion/history.html> Acesso 08/12/07.

[4] Conforme <http://chi.gospelcom.net/DAILYF/2002/06/daily-06-19-2002.shtml> Acesso em 08/12/07.

ACESSE TAMBÉM