John Cotton (c. 1585-1652) foi a principal figura entre os da primeira geração de teólogos puritanos
Cotton tornou-se o pároco de uma igreja em Boston,
Em 1633, ele retirou-se da controvérsia crescente e partiu com sua família para Boston, Nova Inglaterra. Na Primeira Igreja de Boston, ele ministrou para os líderes da comunidade da Baía de Massachusetts, incluindo dissidentes notáveis.
Cotton foi um escritor prolífico. Sua obra mais conhecida, O Caminho das Igrejas de Cristo na Nova Inglaterra (1645), continua a ser uma excelente fonte de informações sobre os primeiros Congregacionalistas.
Em 1636, o Tribunal Geral pediu para que ele compilasse as leis da Nova Inglaterra em um único documento. O resultado de seu trabalho, o Código Mosaico, foi considerado demasiado restritivo e foi rejeitado pelas autoridades de Massachusetts. No entanto, a colônia de New Haven viria a utilizar o trabalho dele como a base do seu sistema legal altamente estruturado.
John Cotton foi considerado como o pai do Congregacionalismo na América. Seus pontos de vista conservadores refletem os da comunidade nos primeiros anos da Baía de Massachusetts, quando ainda corria forte sentimento de que este grupo de puritanos do Novo Mundo era a única esperança contra os avanços de Satanás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário