a)Organização da Igreja.
b) O edifício da igreja. O edifício deveria ser uma casa sem representações religiosas: cruzes, arquitetura extravagante ou imagens, isso para evitar a idolatria.
c) Batismo infantil. Os Peregrinos defendiam o batismo infantil, e acreditavam que ele apagava o Pecado Original. O batismo era entendido como um sinal do pacto de Deus com seu povo. Assim como a circuncisão era um sinal para os israelitas.
d) Os sacramentos. Para eles havia apenas dois sacramentos: o Batismo e a Ceia do Senhor. Os outros sacramentos da Igreja Anglicana e da Igreja Romana eram considerados invenções dos homens, não tendo assim base bíblica, eram puras superstições. Símbolos como cruzes, estátuas, vitrais, eram considerados idolatria. As orações deveriam ser sempre espontâneas e não escritas como na Igreja Anglicana.
e) Dias santos e religiosos. Eles observavam um dia para descanso como o “sábado” da Bíblia. Não comemoravam Natal, nem Páscoa. Acreditavam que esses feriados haviam sido inventados pelos homens e não estavam ordenados na Bíblia.
g) A Bíblia e outros livros. Eles utilizavam a Bíblia de Genebra, publicada pela primeira vez em 1560. As notas de rodapé desta Bíblia foram escritas por calvinistas suíços e assim interpretavam as Escrituras de forma mais aceitável para eles. Eles só usavam o livro de Salmos para cantar na igreja. Henry Ainsworth foi um separatista inglês de Armsterdã, Holanda, que escreveu o livro de Salmos usado para cantar pelos Peregrinos. Os Peregrinos também liam muito e davam muita atenção aos livros teológicos.
h) A predestinação. Os separatistas eram calvinistas. E como calvinistas tanto eles como os puritanos defendiam a doutrina da predestinação e acreditavam que o estado do ser humano era de depravação e pecado. Defendiam que os salvos só seriam aqueles a quem Deus havia escolhido antes da fundação do mundo, e em seu ensinamento afirmavam que após a Queda no pecado da humanidade, Deus havia feito um pacto com suas criaturas onde estabeleceu as condições para a salvação. Tinham uma forte ênfase na tomada de consciência do ser humano do seu estado espiritual. E para eles toda a base do ensinamento espiritual deveria ser encontrada na Bíblia.
[3] Estes separatistas congregacionalistas chegam ser considerados por alguns como a ala mais calvinista do puritanismo inglês. Não que eles tirassem sua doutrina apenas dos ensinos calvinistas, eles apenas descobriram que os ensinos deste reformador estavam de acordo com a Bíblia e assim os adotaram. Não era Calvino primeiro e a Bíblia segundo, mas ao contrário. Conforme <http://www.pilgrim-platform.org/conghistory.htm> Acesso em 30/10/07. Para o calvinismo dos independentes congregacionalistas veja: DUNSTAN, J. Leslie. Protestantismo (Rio de Janeiro: ZAHAR, 1964), pp. 77-78; CERNI, Ricardo.História del Protestantismo, 2ª ed. (Pensylvania: El Estandarte de la Verdad, 1995), p. 108.
3 comentários:
Pastor, exelente esse artigo. Já que o senhor permite usar, mediante citação da fonte, irei publica-lo no meu blog http://crertambemepensar.blogspot.com/
Obrigado.
Ola, gostaria de saber se a igreja Congregação do Brasil tem alguma ramificação desta denominação
Olá Alessandra, se vc se refere a Congregação Cristã do Brasil, não temos nada em comun com tal movimento, nem o consideramos uma Igreja Protestante, pois seus ensinamentos não condizem com o evangelho. Para saber mais sobre esta seita acesse:
http://www.cacp.org.br/movimentos/indexmenu.aspx?menu=12&submenu=7
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