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quinta-feira, 2 de outubro de 2008

* O TÚMULO DE ROBERT KALLEY - DEAN CEMETERY, EDIMBURGO


Descubram Edimburgo e encontrarão a sua New Town, o reflexo do crescimento desta cidade escocesa no séc. XVIII. Junto ao rio Water of Leith, repousa o Dean Cemetery e diversas personalidades da história da Escócia.

A personalidade que aqui me trouxe terá referências limitadas na história dos seus conterrâneos, mas entre os protestantes portugueses e brasileiros, Robert Reid Kalley, tornou-se figura incontornável.

O livro de registos do cemitério atesta a data de falecimento, 18 de Janeiro de 1888. O seu corpo seria aqui sepultado três dias depois, após culto celebrado pelo missionário Hudson Taylor. A morada da sua quinta mostra o endereço em português, “Campo Verde”.

O túmulo está em local recôndito e incrustado numa parede amuralhada. A pedra tumular, assente verticalmente, apresenta a seguinte inscrição:


“TIL HE COME”IN TENDER AND REVERENT MEMORY OF ROBERT REID KALLEY, M. D.BORN 8TH SEPTEMBER 1807 AND FELL ASLEEP 17TH JANUARY 1888A SERVANT OF GOD IN MADEIRA, BRAZIL AND OTHER LANDSHIS DELIGHT WAS IN THE LAW OF THE LORD AND IN HIS LAW HE MEDITATE DAY AND NIGHT WHOSE FAITH FOLLOW CONSIDERING THE END OF HIS CONVERSATIONJESUS CHRIST THE SAME YESTERDAY, AND TODAY, AND FOR EVERERECTED BY HIS LOVING AND SORROWING WIFE SARAH POULTON KALLEY WHO REJOINED HIM THURSDAY 8TH AUGUST 1907(LAID TO REST BESIDE HIM 12TH AUGUST)HEIRS TOGETHER OF THE GRACE OF LIFE I PETER 3:7


Duas placas dedicatórias, provenientes das igrejas portuguesas e brasileiras, ladeiam o túmulo com as seguintes inscrições:


1 - “M”


TO THE BELOVED AND HONOURED MEMORY OF THEIR FATHER IN THE GOSPEL DR. KALLEY FROM THE MADEIRENSES CHURCES “SCATTERED ABROAD” IN 1846 BY ROMISH PERSECUTION1838 TO 1888THE NAME OF JESUS WAS MAGNIFIED


2- “B”


A TRIBUTE OF LOVE AND GRATITUDE TO THEIR FIRST TEACHER AND PASTOR DR. KALLEYFROM CHURCHES FOUNDED BY HIM IN RIO DE JANEIRO AND PERNAMBUCO BRAZIL


1855 TO 1888


THE SON OF GOD JESUS CHRIST WAS PREACHED


Estas inscrições não conseguem contar toda a história de Robert Kalley. Foi médico, professor e pastor entre os portugueses madeirenses. Fundou um hospital e escolas primárias de acesso gratuito para crianças e adultos. Foi também um propagador da fé evangélica, organizou em 1845 a primeira igreja protestante portuguesa. Pela sua palavra pregada, cerca de 2000 madeirenses recém conversos tiveram de abandonar a ilha para Trindade e Tobago, Estados Unidos, Havai e Brasil, dada a perseguição religiosa que lhes foi movida.

Após expulsão da ilha da Madeira, iniciou nova acção evangelizadora no Brasil e ali seria igualmente pioneiro do Protestantismo brasileiro. Destaque-se também o facto de ter sido uma personalidade estimada pelo Imperador do Brasil, D. Pedro II.

É uma vida cuja obra está para além deste túmulo. Daí que, para além da possível visita a Edimburgo que possam prestar ao Dr. Kalley, se sugira a leitura de “Madeirenses Errantes” do jornalista Ferreira Fernandes, “Vidas Convergentes” de Eduardo Moreira e “Robert Reid Kalley - O apóstolo da Madeira” de Michael P. Testa.


João Paulo Henriques, 13 de Junho de 2007

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* CONGREGACIONALISMO, O QUE É ISSO?

Congregacionalismo é a forma de governo de Igreja em a autoridade repousa sobre a independência e a autonomia de cada Igreja local. Este tem sido declarado como o sistema primitivo que representa a forma mais antiga de governo da Igreja. O Congregacionalismo moderno, no entanto, data a partir da Reforma Protestante.

Já em 1550, há indícios de homens e mulheres se reunindo para pregar a Palavra de Deus e administrar os sacramentos como separados da Igreja nacional da Inglaterra (Anglicana).

Quando ficou claro que a rainha Elizabeth I não tinha a intenção de uma reforma radical da Igreja inglesa, o número dessas comunidades separadas aumentou.

Robert Browne, o primeiro teórico do sistema, insistia em que estas «igrejas separadas", deviam ser independente do Estado e ter o direito de governarem-se a si próprias, estabelecendo assim as linhas essenciais do Congregacionalismo como o conhecemos hoje.

Desde o 1580 os Brownistas (como passaram a ser chamados estes dissidentes) aumentaram em número e os contornos do congregacionalismo tornaram-se mais claramente definidos; igrejas foram formadas em Norwich, Londres, Scrooby e Gainsborough.

O movimento foi impulsionado pela perseguição. Alguns destes separatistas migraram para a Holanda (1607) e depois (1620) para os Estados Unidos da América, onde o Congregacionalismo foi influente na formação tanto da religião quanto da política daquele país.

Na Inglaterra os Independentes (como também eram chamados) formaram a espinha dorsal do exército de Oliver Cromwell. Seus teólogos defenderam a sua posição congregacionalista na Assembléia de Westiminster e os seus princípios foram reafirmados na Declaração Savoy de Fé e Ordem, em 1658.

Mesmo sendo autônomas esta independência das igrejas Congregacionais não as coloca em completo isolamento. Elas reconheceram o vínculo de uma fé comum e de uma ordem e formaram Associações locais de apoio mútuo e estreitamento de relações.

A União Congregacional da Escócia foi formado em 1812; a da Inglaterra e País de Gales em 1832.

Estas uniões não tinham qualquer autoridade legislativa, mas serviram para aconselhar as igrejas e exprimir as suas idéias em comum.

Em 1972 a maior parte das Igrejas Congregacionais na Inglaterra e no País de Gales se uniu com a Igreja Presbiteriana da Inglaterra para formar a Igreja Reformada Unida. Muitas igrejas que não concordaram com esta união formam hoje a Federação Congregacional e a Comunhão de Igrejas Evangélicas Independentes.

Nos E.U.A. na maior parte das Igrejas Cristãs Congregacionais, em 1957 ingressou com a Igreja Evangélica Reformada em uma união para formar a Igreja Unida de Cristo. As igrejas que não concordaram com esta união formaram outras associações até hoje existentes, com destaque para a Associação Nacional de Igrejas Cristãs Congregacionais e para a Conferência Cristã Conservadora Congregacional.

Adpt. Joelson Gomes

The Concise Oxford Dictionary of the Christian Church 2000, originalmente publicado por Oxford University Press, 2000.

* OS PRIMEIROS CONGREGACIONALISTAS

A maneira Congregacional de igreja na Inglaterra provavelmente tenha seu nascimento em 1567,[1] num pequeno grupo de cerca de cem irmãos que insatisfeitos com tudo o que estava acontecendo dentro da igreja inglesa, começou a se reunir para adorar secretamente no “Salão Plumbers”, Londres. Eles eram chamados de “a Igreja de Privye”,[2] (ou Igreja Privada) transformando-se esta na primeira das muitas congregações separatistas de protesto na Inglaterra. O ajuntamento foi considerado ilegal pelas autoridades, e em 19 de Junho de 1567, e segundo o proeminente historiador Congregacional Williston Walker, os seus membros foram presos, açoitados em público ou mortos.[3] Este dia é considerado por muitos historiadores como o dia da origem moderna da maneira Congregacional de ser igreja.[4] A congregação do Salão Plumbers foi assim dispersa, mas foi logo reorganizada, e agora com mais clareza de sua finalidade. Os seus membros fizeram um pacto entre si para adoração a Deus de acordo com sua compreensão puritana. Mas, mais uma vez foram descobertos, diversos membros foram novamente presos, e outros junto com seu pastor Richard Fitz foram mortos. Mas, a chama não se apagou e a história da Igreja Congregacional é longa, rica, linda e inspiradora.
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NOTAS

[1] CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos (São Paulo: Vida Nova, 2006) p. 275.

[2] Conforme “The Reformation in England” em <http://www.ucc.org/about-us/short-course/the-reformation-in-england.html> Acesso em 08/07/07.

[3] História da Igreja Cristã, 2a ed. (São Paulo: JUERP/ ASTE, 1980), p. 547. Conforme também <http://www.usgennet.org/usa/topic/colonial/religion/history.html> Acesso 08/12/07.

[4] Conforme <http://chi.gospelcom.net/DAILYF/2002/06/daily-06-19-2002.shtml> Acesso em 08/12/07.

ACESSE TAMBÉM