“TIL HE COME”IN TENDER AND REVERENT MEMORY OF ROBERT REID KALLEY, M. D.BORN 8TH SEPTEMBER 1807 AND FELL ASLEEP 17TH JANUARY 1888A SERVANT OF GOD IN MADEIRA, BRAZIL AND OTHER LANDSHIS DELIGHT WAS IN THE LAW OF THE LORD AND IN HIS LAW HE MEDITATE DAY AND NIGHT WHOSE FAITH FOLLOW CONSIDERING THE END OF HIS CONVERSATIONJESUS CHRIST THE SAME YESTERDAY, AND TODAY, AND FOR EVERERECTED BY HIS LOVING AND SORROWING WIFE SARAH POULTON KALLEY WHO REJOINED HIM THURSDAY 8TH AUGUST 1907(LAID TO REST BESIDE HIM 12TH AUGUST)HEIRS TOGETHER OF THE GRACE OF LIFE I PETER 3:7
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
* O TÚMULO DE ROBERT KALLEY - DEAN CEMETERY, EDIMBURGO
“TIL HE COME”IN TENDER AND REVERENT MEMORY OF ROBERT REID KALLEY, M. D.BORN 8TH SEPTEMBER 1807 AND FELL ASLEEP 17TH JANUARY 1888A SERVANT OF GOD IN MADEIRA, BRAZIL AND OTHER LANDSHIS DELIGHT WAS IN THE LAW OF THE LORD AND IN HIS LAW HE MEDITATE DAY AND NIGHT WHOSE FAITH FOLLOW CONSIDERING THE END OF HIS CONVERSATIONJESUS CHRIST THE SAME YESTERDAY, AND TODAY, AND FOR EVERERECTED BY HIS LOVING AND SORROWING WIFE SARAH POULTON KALLEY WHO REJOINED HIM THURSDAY 8TH AUGUST 1907(LAID TO REST BESIDE HIM 12TH AUGUST)HEIRS TOGETHER OF THE GRACE OF LIFE I PETER 3:7
* CONGREGACIONALISMO, O QUE É ISSO?
Congregacionalismo é a forma de governo de Igreja em a autoridade repousa sobre a independência e a autonomia de cada Igreja local. Este tem sido declarado como o sistema primitivo que representa a forma mais antiga de governo da Igreja. O Congregacionalismo moderno, no entanto, data a partir da Reforma Protestante.
Já em 1550, há indícios de homens e mulheres se reunindo para pregar a Palavra de Deus e administrar os sacramentos como separados da Igreja nacional da Inglaterra (Anglicana).
Quando ficou claro que a rainha Elizabeth I não tinha a intenção de uma reforma radical da Igreja inglesa, o número dessas comunidades separadas aumentou.
Robert Browne, o primeiro teórico do sistema, insistia em que estas «igrejas separadas", deviam ser independente do Estado e ter o direito de governarem-se a si próprias, estabelecendo assim as linhas essenciais do Congregacionalismo como o conhecemos hoje.
Desde o 1580 os Brownistas (como passaram a ser chamados estes dissidentes) aumentaram em número e os contornos do congregacionalismo tornaram-se mais claramente definidos; igrejas foram formadas em Norwich, Londres, Scrooby e Gainsborough.
O movimento foi impulsionado pela perseguição. Alguns destes separatistas migraram para a Holanda (1607) e depois (1620) para os Estados Unidos da América, onde o Congregacionalismo foi influente na formação tanto da religião quanto da política daquele país.
Na Inglaterra os Independentes (como também eram chamados) formaram a espinha dorsal do exército de Oliver Cromwell. Seus teólogos defenderam a sua posição congregacionalista na Assembléia de Westiminster e os seus princípios foram reafirmados na Declaração Savoy de Fé e Ordem, em 1658.
Mesmo sendo autônomas esta independência das igrejas Congregacionais não as coloca em completo isolamento. Elas reconheceram o vínculo de uma fé comum e de uma ordem e formaram Associações locais de apoio mútuo e estreitamento de relações.
A União Congregacional da Escócia foi formado em 1812; a da Inglaterra e País de Gales em 1832.
Estas uniões não tinham qualquer autoridade legislativa, mas serviram para aconselhar as igrejas e exprimir as suas idéias em comum.
Em
Nos E.U.A. na maior parte das Igrejas Cristãs Congregacionais, em 1957 ingressou com a Igreja Evangélica Reformada em uma união para formar a Igreja Unida de Cristo. As igrejas que não concordaram com esta união formaram outras associações até hoje existentes, com destaque para a Associação Nacional de Igrejas Cristãs Congregacionais e para a Conferência Cristã Conservadora Congregacional.
Adpt. Joelson Gomes
The Concise Oxford Dictionary of the Christian Church 2000, originalmente publicado por Oxford University Press, 2000.
* OS PRIMEIROS CONGREGACIONALISTAS
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NOTAS
[1] CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos (São Paulo: Vida Nova, 2006) p. 275.
[2] Conforme “The Reformation in England” em <http://www.ucc.org/about-us/short-course/the-reformation-in-england.html> Acesso em 08/07/07.
[3] História da Igreja Cristã, 2a ed. (São Paulo: JUERP/ ASTE, 1980), p. 547. Conforme também <http://www.usgennet.org/usa/topic/colonial/religion/history.html> Acesso 08/12/07.
[4] Conforme <http://chi.gospelcom.net/DAILYF/2002/06/daily-06-19-2002.shtml> Acesso em 08/12/07.
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