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terça-feira, 12 de julho de 2011

CATECISMO PARA A INFÂNCIA DE ROBERT REID KALLEY


O Dr. Robert Kalley quando dos seus trabalhos aqui no Brasil ao fundar a Igreja Congregacional escreveu um catecismo para a instrução das crianças. Abaixo vai o texto da do capitulo 26, suas perguntas e respostas.




O DEUS TRINO


1- Em nome de quem somos nós batizados?

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (MT. 28.19)

2- Quem é o Pai?

É Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo (Rm. 16.6)

3- Como nos ensinou Jesus a chamá-lo?

Pai Nosso (Mt. 6.9)

4- Quem é o Filho?

É o grande Deus e Salvador nosso, Jesus (Tt. 2.130

5- Quando o Senhor Jesus subiu ao céu, que conseguiu Ele para os homens?

Que o Senhor estivesse entre eles (Sl. 68.18)

6- Quem é o Senhor Deus que habita entre nós?

O Espírito Santo (At. 2.33; 1Co. 3.16; 2Co. 3.17)

7- Estais lembrados do que Jesus Cristo uma vez disse a respeito de Ele ser um com o Pai?

“Eu e o Pai somos um” (Jo.10.30)

8- O Pai, o Filho e o Espírito Santo, são o mesmo Deus?

O Senhor nosso Deus é o único Senhor (Dt. 6.4)

9- Que prometeu Deus fazer àqueles em quem tem posto o seu nome?

“Eu os abençoarei” (Nm. 6.27)

10- Quando os sacerdotes abençoavam o povo de Deus nos tempos antigos, como faziam eles?

Discípulo: “O Senhor te abençoe e te guarde”.

Mestre: “O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti”.

Discípulo: “O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz” (Nm. 6.24-26).

11- Que bênção usamos, agora que sabemos mais do Pai, do Filho e do Espírito Santo?

“A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. Amém” (2 Co. 13.13).

12- Que devemos dizer quando pensamos quem é Deus e como ele nos tem abençoado?

Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas; bendito seja para sempre o seu nome e glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e Amém (Sl. 72. 18-19).

Um comentário:

Bibliotecaria_MJPaiva disse...

Graça e Paz!! Gostei demais!!! O senhor pretende postar toda a obra?

* CONGREGACIONALISMO, O QUE É ISSO?

Congregacionalismo é a forma de governo de Igreja em a autoridade repousa sobre a independência e a autonomia de cada Igreja local. Este tem sido declarado como o sistema primitivo que representa a forma mais antiga de governo da Igreja. O Congregacionalismo moderno, no entanto, data a partir da Reforma Protestante.

Já em 1550, há indícios de homens e mulheres se reunindo para pregar a Palavra de Deus e administrar os sacramentos como separados da Igreja nacional da Inglaterra (Anglicana).

Quando ficou claro que a rainha Elizabeth I não tinha a intenção de uma reforma radical da Igreja inglesa, o número dessas comunidades separadas aumentou.

Robert Browne, o primeiro teórico do sistema, insistia em que estas «igrejas separadas", deviam ser independente do Estado e ter o direito de governarem-se a si próprias, estabelecendo assim as linhas essenciais do Congregacionalismo como o conhecemos hoje.

Desde o 1580 os Brownistas (como passaram a ser chamados estes dissidentes) aumentaram em número e os contornos do congregacionalismo tornaram-se mais claramente definidos; igrejas foram formadas em Norwich, Londres, Scrooby e Gainsborough.

O movimento foi impulsionado pela perseguição. Alguns destes separatistas migraram para a Holanda (1607) e depois (1620) para os Estados Unidos da América, onde o Congregacionalismo foi influente na formação tanto da religião quanto da política daquele país.

Na Inglaterra os Independentes (como também eram chamados) formaram a espinha dorsal do exército de Oliver Cromwell. Seus teólogos defenderam a sua posição congregacionalista na Assembléia de Westiminster e os seus princípios foram reafirmados na Declaração Savoy de Fé e Ordem, em 1658.

Mesmo sendo autônomas esta independência das igrejas Congregacionais não as coloca em completo isolamento. Elas reconheceram o vínculo de uma fé comum e de uma ordem e formaram Associações locais de apoio mútuo e estreitamento de relações.

A União Congregacional da Escócia foi formado em 1812; a da Inglaterra e País de Gales em 1832.

Estas uniões não tinham qualquer autoridade legislativa, mas serviram para aconselhar as igrejas e exprimir as suas idéias em comum.

Em 1972 a maior parte das Igrejas Congregacionais na Inglaterra e no País de Gales se uniu com a Igreja Presbiteriana da Inglaterra para formar a Igreja Reformada Unida. Muitas igrejas que não concordaram com esta união formam hoje a Federação Congregacional e a Comunhão de Igrejas Evangélicas Independentes.

Nos E.U.A. na maior parte das Igrejas Cristãs Congregacionais, em 1957 ingressou com a Igreja Evangélica Reformada em uma união para formar a Igreja Unida de Cristo. As igrejas que não concordaram com esta união formaram outras associações até hoje existentes, com destaque para a Associação Nacional de Igrejas Cristãs Congregacionais e para a Conferência Cristã Conservadora Congregacional.

Adpt. Joelson Gomes

The Concise Oxford Dictionary of the Christian Church 2000, originalmente publicado por Oxford University Press, 2000.

* OS PRIMEIROS CONGREGACIONALISTAS

A maneira Congregacional de igreja na Inglaterra provavelmente tenha seu nascimento em 1567,[1] num pequeno grupo de cerca de cem irmãos que insatisfeitos com tudo o que estava acontecendo dentro da igreja inglesa, começou a se reunir para adorar secretamente no “Salão Plumbers”, Londres. Eles eram chamados de “a Igreja de Privye”,[2] (ou Igreja Privada) transformando-se esta na primeira das muitas congregações separatistas de protesto na Inglaterra. O ajuntamento foi considerado ilegal pelas autoridades, e em 19 de Junho de 1567, e segundo o proeminente historiador Congregacional Williston Walker, os seus membros foram presos, açoitados em público ou mortos.[3] Este dia é considerado por muitos historiadores como o dia da origem moderna da maneira Congregacional de ser igreja.[4] A congregação do Salão Plumbers foi assim dispersa, mas foi logo reorganizada, e agora com mais clareza de sua finalidade. Os seus membros fizeram um pacto entre si para adoração a Deus de acordo com sua compreensão puritana. Mas, mais uma vez foram descobertos, diversos membros foram novamente presos, e outros junto com seu pastor Richard Fitz foram mortos. Mas, a chama não se apagou e a história da Igreja Congregacional é longa, rica, linda e inspiradora.
___________________


NOTAS

[1] CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos (São Paulo: Vida Nova, 2006) p. 275.

[2] Conforme “The Reformation in England” em <http://www.ucc.org/about-us/short-course/the-reformation-in-england.html> Acesso em 08/07/07.

[3] História da Igreja Cristã, 2a ed. (São Paulo: JUERP/ ASTE, 1980), p. 547. Conforme também <http://www.usgennet.org/usa/topic/colonial/religion/history.html> Acesso 08/12/07.

[4] Conforme <http://chi.gospelcom.net/DAILYF/2002/06/daily-06-19-2002.shtml> Acesso em 08/12/07.

ACESSE TAMBÉM