Vem me seguir também...vem

PARA ACHAR ALGO DIGITE A PALAVRA

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

LEWIS SPERRY CHAFER- Grandes nomes Congregacionais



Adpt. Joelson Gomes



Origens e educação

Lewis Sperry Chafer nasceu em Rock Creek, Ohio em 27 de fevereiro de 1871, foi o segundo de três filhos. Seu pai era pastor Congregacional e morreu de tuberculose quando ele tinha 11 anos. Sua mãe conseguiu então uma pensão para que ele pudesse ir à faculdade. Chafer descobriu que tinha talento para a música e coral.

De 1889 a 1891, esteve no Oberlin College (escola fundada pelos Congregacionais), onde conheceu aquela que viria a ser sua esposa: Loraine. Casaram-se em 22 de abril de 1896 e ele começou um ministério evangelístico, ele cantando ou pregando e ela tocando órgão. Seu casamento durou até a morte dela em 1944.

Seu Ministério

Foi ordenado em 1900 por um Conselho de Ministros Congregacionais na Primeira Igreja Congregacional em Buffalo. Em 1901, mudou-se para Chafer Northfield, Massachusetts e começou a participar nas conferências Bíblicas de Northfield. Foi por meio dessas conferências que Chafer envolveu-se com muitos líderes espirituais, incluindo o Dr. CI Scofield, e foi em associação com Scofield que Chafer mudou a direção de seu ministério de um evangelista itinerante para o de professor de Bíblia. Manteve estreita associação com os últimos vinte anos de vida de Scofield, e tornou-se associado com o seu ministério que se tornou seu mentor. Em 1909 tornou-se presidente da Conferência Northfield.

Durante este período inicial, Chafer começou a escrever e desenvolver sua teologia. Durante os primeiros 10 anos com Scofield, Chafer começou a ensinar na Mt. Hermon School for Boys e publicou seus primeiros três livros, "Estudos na Estrutura Elementar da Ciência da Música", "Satanás", e "O Verdadeiro Evangelismo." Ele ajudou Scofield no estabelecimento da Escola de Bíblia da Filadélfia em 1913, e de 1923 a 1925, atuou como secretário-geral da Missão da América Central.

Quando Scofield morreu em 1921, Chafer mudou-se para Dallas, Texas, para pastorear a Primeira Igreja Congregacional de Dallas, que próprio Scofield havia fundado em 1882. Então, em 1924, com a sua visão educacional fundou o Colégio Teológico Evangélico, que mais tarde seria rebatizado como Dallas Theological Seminary. Chafer serviu para o resto de sua vida, quase 30 anos, como presidente desta escola e professor de teologia sistemática, demitiu-se do pastorado da igreja e da agência missionária, mas começou a escrever mais e permaneceu muito ativo em conferências bíblicas.

Um trabalho muito significativo de Chafer foi "Temas Principais da Bíblia" que foi escrito em 1926 e foi o precursor da sua maior obra, "Teologia Sistemática", publicada em 1948. Também contribuiu para a "Teologia Sistemática" de Chafer o fato de que a escola assumiu a publicação da revista "Bibliotheca Sacra". Esta é uma revista que tinha sido publicada desde o início de 1800, e para a qual Chafer escreveu muitos artigos que contribuíram diretamente para o seu conjunto de teologia.

Chafer teve uma enorme influência sobre o movimento evangélico. Entre seus alunos estão Jim Rayburn , fundador da , Kenneth N. Taylor , autor de The Living Bible , Howard Hendricks , J. Dwight Pentecost , Charles Caldwell Ryrie , J. Vernon McGee , RB Thieme, Jr. e John Walvoord , que o sucedeu como presidente no Seminário Dallas.

Ele é amplamente reconhecido como um dos fundadores do moderno Dispensacionalismo e foi veementemente contra a teologia do pacto.

Chafer morreu em 22 de Agosto de 1952.

Obras.

Em 1933, adquiriu o jornal Dallas Bibliotheca Sacra e começou a publicar em 1934. Chafer escreveu centenas de artigos para este jornal.

Em 1947, após dez anos de trabalho, ele completou sua Teologia Sistemática em oito volumes. Esta foi a primeira vez que um quadro pré-milenista, dispensacionalista da teologia cristã foi sistematizada em um único formato. Os livros eram tão populares que esgotou a primeira impressão em seis meses e precisava de uma terceira edição em dois anos. A série foi impressa muitas vezes desde então por uma série de editoras.

Muitos dos livros de Chafer têm sido reimpressos várias vezes por várias editoras diferentes. Alguns deles:


§ O Reino em História e Profecia, de 1915.

§ Salvação: Uma Análise Doutrinária Clear, 1917. Reimpressão, 1955. ISBN 0-310-22351-2

§ Aquele que é Espiritual, 1918. Reimpressão, 1967. ISBN 0-310-22341-5

§ Evangelismo verdadeiro: ganhar almas através da oração, 1919. Reimpressão, 1978. ISBN 0-310-22381-4

§ Satanás: seu motivo e Métodos, 1919. Reimpressão, 1964. ISBN 0-310-22361-X

§ Graca: O Tema Glorioso, de 1922. Reimpressão, 1950. ISBN 0-310-22331-8

§ Temas importantes da Bíblia, 1926. Reimpressão, 1974. ISBN 0-310-22390-3

§ A Epístola aos Efésios, 1935. Reimpressão, 1991. ISBN 0-8254-2342-2

§ Teologia Sistemática, 1947. Reimpressão,(Esta com edição em Português)

Bibliografia:

1- 1- http://biblesanity.org/chafer.htm

2- 2- http://en.wikipedia.org/wiki/Lewis_Sperry_Chafer

7 comentários:

SETEQUE disse...

Cada cristão que se levanta é uma vitória. O Senhor usa tremendamente homens de todas aspartes, de todas as línguas. Alguns proeminentes, outros humildes obreiros.
Devemos ser gratos pelo amor de Deus que nunca para de ser derramado no seio da humanidade.
Graça e paz.

Pr. J. Fabio Scofield disse...

Olá Pr. Joelson, Graça e Paz....

Estou visitando o seu blog, gostei muito do seu trabalho, e também desta postagem,que se refere a obra de dois grandes homens de Deus: Lewis Sperry Chafer e Dr.C.I.Scofield, este por sinal, é um parente distante,um primo de 1º grau do meu Avô Walter Sandre Scofield. se me permite estou seguindo o seu blog.
Deus abençoe a sua vida e seu ministério.....

JOELSON GOMES disse...

Pastor J. Fabio Scofield, obg pela visita e comentário. Divulgue o quanto quiser, pois será uma honra para mim. Deus o abençoe e volte sempre.

Osmar Francisco dos Santos disse...

Pastor fiquei admirado pelo seu conhecimento,gostaria de estar mais em contato com o amado e preciso de sua ajuda em relação a Predestinação,gostaria que me ajudasse.osmartroade@gmail.com

Osmar Francisco dos Santos disse...

Prezado Pastor joelson tenho uma necessidade de saber sobre Predestinação gostaria na medida do possivel que me ajudasse.Grato.Osmar

Osmar Francisco dos Santos disse...

Gostaria de saber também sobre as obras de Lewis Sperry Chafer,tem alguma editora brasileira que venda suas obras?Grato.Osmar

JOELSON GOMES disse...

Caro Osmar, a Paz de Cristo,vamos por partes:

1- Sobre a doutrina da Eleição vocêpode ter um bom conhecimento no seguinte livro: Soberania Banida (RK Mcgregor Ryght (Editora Cultura Cristã) (http://www.editoraculturacrista.com.br/produtos.asp?codigo=601);

2-a editora que publica a Teologia Sistemática de Chafer é a Hagnos, veja a obra aqui para comprar (http://www.erdos.com.br/produto/0/11301/teologia-sistematica-de-chafer).

Deus abençoe e volte sempre