por Kristen Johnson
Tradução e adaptação: Joelson Gomes
John Calvino, em particular, era um campeão da noção de que a música sacra deveria ser constituída de nada mais nada menos do que os Salmos de Davi. A maioria, na verdade, que acompanhou Calvino insistiu que Deus tinha oferecido ao seu povo com um conjunto de hinos inspirados nas Sagradas Escrituras, sobretudo nos Salmos, e isso foi para que não pronunciemos Sua obra de forma incompleta ou inadequada. Os Salmos, portanto, foram metrificados e utilizados quase desacompanhados no culto pelas primeiras gerações logo após a Reforma. O Livro de Salmos da Baía - também conhecido como O Livro dos Salmos - publicado primeiramente em 1562, pelos congregacionalistas “Pais Peregrinos”, colonizadores da América, foi a antologia padrão desses Salmos metrificados até 1696, quando Nahum Tate e Nicholas Brady atualizaram a antologia.
Isaac Watts, Nasceu em Southampton, Inglaterra, em 17 de Julho de 1674, como o primeiro filho de uma família de origens humildes e carrega o título de: "o pai da hinódia inglesa".
Watts foi o mais velho de nove irmãos. Os seus pais faziam parte da Above Bar Congregational Church, e foi preso duas vezes por suas convicções religiosas, não desistindo de prestar culto nesta igreja.
O ancião Watts pertencia aos dissidentes, ou “Não conformistas” - a marca do puritanismo Inglês. Apesar da idade Watts chegou perto do final da segunda geração de dissidentes, a sua vida e trabalho provaram serem tão radicais como seus antepassados religiosos.
Ele foi educado por seu pai e ensinado, desde muito jovem, no latim, hebraico e grego. Por ser um jovem promissor lhe foi oferecida uma formação universitária, em que ele iria estuda com o fim de ser ordenado como um ministro anglicano, Watts recusou a oferta e recebeu o ensino superior em uma academia dos “dissidentes” em Stoke Newington, em 1690, Graduou-se aos vinte anos e voltou para casa quando começou a escrever hinos.
Desde a mais tenra idade, Watts se mostrou uma promessa na área da prosa e retórica.
Sua mente para a retórica e a poesia só cresceu com a idade. Um dia Watts fez saber a seu pai o seu aborrecimento com a métrica dos Salmos. Seu pai desafiou-lhe para não reclamar, mas para produzir algo que valesse a pena cantar. Watts aceitou o desafio e produziu mais de 700 hinos, salmos, e canções espirituais.
Formado pastor assumiu o pastorado de uma igreja independente (um dos nomes dos Congregacionalistas ingleses na época), a mais famosa igreja congregacional da época, Mark Lane Congregational Church, em Londres.
A controversa questão da época era saber se deveria ou não a musica no culto ficar confinada, como Calvino insistiu, a real linguagem da Bíblia. Embora os seus próprios hinos fossem muito Calvinistas, muitos não aceitaram o seu trabalho porque não eram a própria Escritura. Watts acreditava que, embora os antigos escritores devessem ser imitado, não deviam ser copiado. Além disso, se alguém podia orar a Deus espontaneamente e não nas palavras exatamente da Escritura, porque não poderia cantar assim?
Watts não abandonou completamente o canto das Escrituras. Ao contrário, uma das suas mais aplaudidas realizações foi reescrever os salmos de Davi em verso rimado no Inglês. Sua bem conhecida "Alegria ao Mundo" é um exemplo.
Watts foi oficialmente introduzido na América, em 1729, quando Benjamin Franklin reimprimiu os Salmos de Davi.
O congregacionalista americano e peça chave do Grande Despertamento, Jonathan Edwards comentou em 1742 que a sua congregação em Northampton cantava os hinos de Watts quase excluindo o canto dos Salmos. Entre Watts e Edwards havia um respeito mútuo e cada um fez o trabalho do outro bem conhecido na sua própria terra. Para Watts, isso significava leitura do livro de Edwards A Fiel Narrativa da Surpreendente Obra de Deus para sua congregação e supervisionar a sua impressão; para Edwards isso significava introduzir os hinos de Watts em seus serviços regulares de culto.
Watts nunca casou, e morou com a família de Sir Samuel Abney por mais de trinta anos, principalmente devido à sua saúde frágil. Ele foi considerado inválido a maioria de sua vida.
Watts partiu para a glória em 25 de Novembro de 1748, seus documentos foram entregues a Universidade de Yale, uma instituição com a qual ele estava ligado por ela ter sido fundada predominantemente pelos seus colegas Independentes (Congregationalistas).
Fontes:
• http://en.wikipedia.org/wiki/Isaac_
• http://www.wholesomewords.org/biography/bwatts6.htmlWatts
• http://mghhistor.blogspot.com/2006/07/eminent-christians-11-isaac-watts.html
• HOOD, Edwin Paxton. Isaac Watts: His Life and Writings: His Homes and Friends. Disponivel em: http://books.google.com.br/books?id=2gwDzv9K85cC&pg=PA2-IA2&lpg=PA2-IA2&dq=Above+Bar+Congregational+Church+isaac+watts&source=bl&ots=IF_XK3ST-e&sig=GZiZg1HOh5wya7_-cfHVX2Obyr4&hl=pt-BR&ei=c66HSpr7D46UtgfUn9TnDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1#v=onepage&q=&f=false
3 comentários:
PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO!
ESTOU ACOMPANHANDO SEU BLOG (GRAÇA PLENA)FAZ POUCO TEMPO E NOTEI A EXCELÊNCIA DOS TEMAS HISTÓRICOS E TEOLÓGICOS, MUITO EDIFICANTE.
QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.
ESTAMOS TODOS JUNTOS PELO MESMO PROPÓSITO:
FAZER A VONTADE DE NOSSO AMADO SENHOR E SALVADOR.
JESUS VEM BREVE!
VINDE SENHOR JESUS!
REGINALDO A.D. SANTOS E SILVANA G.
Jamais permita que pedras interrompam
tua caminhada:
quando chegares ao teu destino teus pés
estarão mais fortes.
Jamais permita que o desânimo te faça
desistir!!!
quando elas forem atingidas terás ânimo renovado.
Jamais permita que maledicências roubem
o teu equilíbrio emocional:
quando a Verdade furar essas nuvens negras,
tua saúde mental não terá sido abalada.
Jamais permita que discórdias te façam
perder a Fé em teus amigos:
quando chegar a calmaria não terás feito inimigos.
Jamais permita que a competição pelo sucesso
coloque em ti dúvidas quanto às tuas capacidades:
chegada a hora da colheita, colherás os benefícios
da confiança em ti mesmo.
Jamais permita que "conselhos" de
pessoas infelizes quebrem tuas convicções:
ao final estarás salva de ser infeliz também.
Jamais permita que bajulações te impeçam
de enxergar com clareza:
teus olhos postos imparcialmente nos teus feitos
te ajudarão a corrigir tuas possíveis e humanas falhas.
Maravilha de postagem. Parabéns.
Graça e paz!
Edimar Suely
jesusminharocha2.zip.net
Olá, Parabéns pelo blog!
Gostaria de recomendar o livro "Salmos de Davi Rimados".
As "Relíquias Milenares" agora lapidadas poeticamente pela pena de um brasileiro chamado Geraldo Peres Generoso.
Contato com o escritor Geraldo Generoso: geraldo156@itelefonica.com.br
"De júbilo meu cálice está pleno,
Aprendi a beber Tuas alegrias.
E sob o Teu teto sinto-me sereno,
Sob o qual habitarei por longos dias"
Paz e Luz a você e aos seus leitores!
Claudia Zamonel
cczclaudia@ig.com.br
Postar um comentário