Pesquisar este blog

Vem me seguir também...vem

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

* ROBERT SMITH HOLBROOK (Dr. Bob)- Grandes nomes Congregacionais.


O médico cirurgião americano e co-fundador dos Alcoólicos Anônimos (AA) Robert Smith Holbrook (Dr. Bob), nasceu em 08 de Agosto de 1879, em Vermont era filho de Walter Terry Smith e Susan Smith. Seus pais se tornaram membros da Igreja Congregacional do Norte em 1883.

Aos 15 anos Bob entrou para a Academia St. Johnbury, onde seu pai foi professor. Sendo um aluno dedicado e tendo se formado com boas notas foi o orador da graduação da academia em 1898.

Bob recebeu uma profunda formação religiosa de seus pais. Seu pai foi professor, superintendente da Escola Dominical e também diácono da Igreja Congregacional do Norte. Sua mãe também foi professora, superintendente e presidente do “clube das senhoras”, além de cantar num quarteto da igreja. Era também muito envolvida nos trabalhos missionários da igreja junto com o marido. Bob desde a infância freqüentava a Escola Dominical e também reuniões de oração.

Em 1898 bob ingressou no Darthmout College (Escola também fundada por um congregacional veja: http://historiacongregacional.blogspot.com/2009/01/eleazar-wheelock.html) e se formou em 1902.

Em 1905 Bob entrou na Universidade de Michigan para estudar medicina, e apesar de ter problemas com bebia recebeu seus créditos em 1907.

Em 1910, depois de uma nova formação no Rush Memorial College, em Chocago, Bob recebeu seu grau de médico. Seu comportamento foi tão bom que ele ganhou um estágio cobiçado de dois anos no Hospital Municipal de Akron, Ohio.

Em 1912, tendo completado seu estágio abriu um consultoria no Second National Bank Building, tendo ficado ali até sua aposentadoria em 1948.

Em 1915 Bob casou com Anne Robinson Ripley (ela foi chamada de “a Mãe do AA”) e comprou uma casa na Ardmore, em Akron, lugar onde os Alcoólicos Anônimos foi fundado em 10 de Junho de 1935, juntamente com o outro co-fundador Bill Wilson.

Após um período como clinico geral Bob decidiu se tornar cirurgião. Recebeu sua formação na May Clinic, em Rochester, Minesota, e na Jefferson Medical School, Filadélfia.

Bob e sua esposa passaram um tempo na Igreja Presbiteriana, de 1936 a 142, e Bob também freqüentou a St. Paul’s Episcopal Church, em Akron. Homem de convicções religiosas, Bob era um grande leitor da Bíblia (tendo lido-a pelo menos 13 vezes de capa, e afirmava que as idéias básicas para o AA vieram dela), e também de livros religiosos. Ele divulgava os livros entre os pioneiros do AA e insistia que os membros do AA professassem sua crença em Deus, e que como ele e Bill Wilson tinham feito, os membros do AA deveriam fazer uma decisão de entregar suas vidas a Cristo. Para Bob a Carta de Tiago, o Sermão da Montanha (MT. 5-7) e 1 Coríntios 13 eram indispensáveis para o programa da cura do alcoolismo.

O Dr. Bob foi chamado de o “Príncipe dos doze Passos” e ajudou pessoalmente mais de 500 alcoólatras a se libertarem do vicio, sendo em sua casa que as idéias básicas do AA foram desenvolvidas.

Apesar de ter tido problemas coma bebida o Dr. Bob conseguiu permanecer sóbrio até sua morte em 16 de novembro de 1950.

Joelson Gomes

Fonte: : http://en.wikipedia.org/wiki/Bob_Smith_(doctor)

http://americanheritage.com/discussions/viewtopic.php?t=15888


Nenhum comentário:

* CONGREGACIONALISMO, O QUE É ISSO?

Congregacionalismo é a forma de governo de Igreja em a autoridade repousa sobre a independência e a autonomia de cada Igreja local. Este tem sido declarado como o sistema primitivo que representa a forma mais antiga de governo da Igreja. O Congregacionalismo moderno, no entanto, data a partir da Reforma Protestante.

Já em 1550, há indícios de homens e mulheres se reunindo para pregar a Palavra de Deus e administrar os sacramentos como separados da Igreja nacional da Inglaterra (Anglicana).

Quando ficou claro que a rainha Elizabeth I não tinha a intenção de uma reforma radical da Igreja inglesa, o número dessas comunidades separadas aumentou.

Robert Browne, o primeiro teórico do sistema, insistia em que estas «igrejas separadas", deviam ser independente do Estado e ter o direito de governarem-se a si próprias, estabelecendo assim as linhas essenciais do Congregacionalismo como o conhecemos hoje.

Desde o 1580 os Brownistas (como passaram a ser chamados estes dissidentes) aumentaram em número e os contornos do congregacionalismo tornaram-se mais claramente definidos; igrejas foram formadas em Norwich, Londres, Scrooby e Gainsborough.

O movimento foi impulsionado pela perseguição. Alguns destes separatistas migraram para a Holanda (1607) e depois (1620) para os Estados Unidos da América, onde o Congregacionalismo foi influente na formação tanto da religião quanto da política daquele país.

Na Inglaterra os Independentes (como também eram chamados) formaram a espinha dorsal do exército de Oliver Cromwell. Seus teólogos defenderam a sua posição congregacionalista na Assembléia de Westiminster e os seus princípios foram reafirmados na Declaração Savoy de Fé e Ordem, em 1658.

Mesmo sendo autônomas esta independência das igrejas Congregacionais não as coloca em completo isolamento. Elas reconheceram o vínculo de uma fé comum e de uma ordem e formaram Associações locais de apoio mútuo e estreitamento de relações.

A União Congregacional da Escócia foi formado em 1812; a da Inglaterra e País de Gales em 1832.

Estas uniões não tinham qualquer autoridade legislativa, mas serviram para aconselhar as igrejas e exprimir as suas idéias em comum.

Em 1972 a maior parte das Igrejas Congregacionais na Inglaterra e no País de Gales se uniu com a Igreja Presbiteriana da Inglaterra para formar a Igreja Reformada Unida. Muitas igrejas que não concordaram com esta união formam hoje a Federação Congregacional e a Comunhão de Igrejas Evangélicas Independentes.

Nos E.U.A. na maior parte das Igrejas Cristãs Congregacionais, em 1957 ingressou com a Igreja Evangélica Reformada em uma união para formar a Igreja Unida de Cristo. As igrejas que não concordaram com esta união formaram outras associações até hoje existentes, com destaque para a Associação Nacional de Igrejas Cristãs Congregacionais e para a Conferência Cristã Conservadora Congregacional.

Adpt. Joelson Gomes

The Concise Oxford Dictionary of the Christian Church 2000, originalmente publicado por Oxford University Press, 2000.

* OS PRIMEIROS CONGREGACIONALISTAS

A maneira Congregacional de igreja na Inglaterra provavelmente tenha seu nascimento em 1567,[1] num pequeno grupo de cerca de cem irmãos que insatisfeitos com tudo o que estava acontecendo dentro da igreja inglesa, começou a se reunir para adorar secretamente no “Salão Plumbers”, Londres. Eles eram chamados de “a Igreja de Privye”,[2] (ou Igreja Privada) transformando-se esta na primeira das muitas congregações separatistas de protesto na Inglaterra. O ajuntamento foi considerado ilegal pelas autoridades, e em 19 de Junho de 1567, e segundo o proeminente historiador Congregacional Williston Walker, os seus membros foram presos, açoitados em público ou mortos.[3] Este dia é considerado por muitos historiadores como o dia da origem moderna da maneira Congregacional de ser igreja.[4] A congregação do Salão Plumbers foi assim dispersa, mas foi logo reorganizada, e agora com mais clareza de sua finalidade. Os seus membros fizeram um pacto entre si para adoração a Deus de acordo com sua compreensão puritana. Mas, mais uma vez foram descobertos, diversos membros foram novamente presos, e outros junto com seu pastor Richard Fitz foram mortos. Mas, a chama não se apagou e a história da Igreja Congregacional é longa, rica, linda e inspiradora.
___________________


NOTAS

[1] CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos (São Paulo: Vida Nova, 2006) p. 275.

[2] Conforme “The Reformation in England” em <http://www.ucc.org/about-us/short-course/the-reformation-in-england.html> Acesso em 08/07/07.

[3] História da Igreja Cristã, 2a ed. (São Paulo: JUERP/ ASTE, 1980), p. 547. Conforme também <http://www.usgennet.org/usa/topic/colonial/religion/history.html> Acesso 08/12/07.

[4] Conforme <http://chi.gospelcom.net/DAILYF/2002/06/daily-06-19-2002.shtml> Acesso em 08/12/07.

ACESSE TAMBÉM