Vem me seguir também...vem

PARA ACHAR ALGO DIGITE A PALAVRA

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

* ROBERT SMITH HOLBROOK (Dr. Bob)- Grandes nomes Congregacionais.


O médico cirurgião americano e co-fundador dos Alcoólicos Anônimos (AA) Robert Smith Holbrook (Dr. Bob), nasceu em 08 de Agosto de 1879, em Vermont era filho de Walter Terry Smith e Susan Smith. Seus pais se tornaram membros da Igreja Congregacional do Norte em 1883.

Aos 15 anos Bob entrou para a Academia St. Johnbury, onde seu pai foi professor. Sendo um aluno dedicado e tendo se formado com boas notas foi o orador da graduação da academia em 1898.

Bob recebeu uma profunda formação religiosa de seus pais. Seu pai foi professor, superintendente da Escola Dominical e também diácono da Igreja Congregacional do Norte. Sua mãe também foi professora, superintendente e presidente do “clube das senhoras”, além de cantar num quarteto da igreja. Era também muito envolvida nos trabalhos missionários da igreja junto com o marido. Bob desde a infância freqüentava a Escola Dominical e também reuniões de oração.

Em 1898 bob ingressou no Darthmout College (Escola também fundada por um congregacional veja: http://historiacongregacional.blogspot.com/2009/01/eleazar-wheelock.html) e se formou em 1902.

Em 1905 Bob entrou na Universidade de Michigan para estudar medicina, e apesar de ter problemas com bebia recebeu seus créditos em 1907.

Em 1910, depois de uma nova formação no Rush Memorial College, em Chocago, Bob recebeu seu grau de médico. Seu comportamento foi tão bom que ele ganhou um estágio cobiçado de dois anos no Hospital Municipal de Akron, Ohio.

Em 1912, tendo completado seu estágio abriu um consultoria no Second National Bank Building, tendo ficado ali até sua aposentadoria em 1948.

Em 1915 Bob casou com Anne Robinson Ripley (ela foi chamada de “a Mãe do AA”) e comprou uma casa na Ardmore, em Akron, lugar onde os Alcoólicos Anônimos foi fundado em 10 de Junho de 1935, juntamente com o outro co-fundador Bill Wilson.

Após um período como clinico geral Bob decidiu se tornar cirurgião. Recebeu sua formação na May Clinic, em Rochester, Minesota, e na Jefferson Medical School, Filadélfia.

Bob e sua esposa passaram um tempo na Igreja Presbiteriana, de 1936 a 142, e Bob também freqüentou a St. Paul’s Episcopal Church, em Akron. Homem de convicções religiosas, Bob era um grande leitor da Bíblia (tendo lido-a pelo menos 13 vezes de capa, e afirmava que as idéias básicas para o AA vieram dela), e também de livros religiosos. Ele divulgava os livros entre os pioneiros do AA e insistia que os membros do AA professassem sua crença em Deus, e que como ele e Bill Wilson tinham feito, os membros do AA deveriam fazer uma decisão de entregar suas vidas a Cristo. Para Bob a Carta de Tiago, o Sermão da Montanha (MT. 5-7) e 1 Coríntios 13 eram indispensáveis para o programa da cura do alcoolismo.

O Dr. Bob foi chamado de o “Príncipe dos doze Passos” e ajudou pessoalmente mais de 500 alcoólatras a se libertarem do vicio, sendo em sua casa que as idéias básicas do AA foram desenvolvidas.

Apesar de ter tido problemas coma bebida o Dr. Bob conseguiu permanecer sóbrio até sua morte em 16 de novembro de 1950.

Joelson Gomes

Fonte: : http://en.wikipedia.org/wiki/Bob_Smith_(doctor)

http://americanheritage.com/discussions/viewtopic.php?t=15888


Nenhum comentário: