Pesquisar este blog

Vem me seguir também...vem

sábado, 17 de janeiro de 2009

* ELEAZAR WHEELOCK - Grandes nomes Congregacionais


Eleazar Wheelock[1] (22 de abril de 1711 - 24 de abril de 1779) foi um ministro congregacional americano, orador, educador e fundador do Dartmouth College[2].

Ele nasceu em Windham, Connecticut e era filho de Ralph Wheelock e Ruth Huntington. Também era a bisneto do primeiro professor da primeira escola gratuita nos Estados Unidos o pastor Ralph Wheelock[3].

Em 1733, ele se formou na Universidade de Yale (fundada por congregacionais também) e ganhou o primeiro prêmio do Dean Berkeley Donation por sua distinção nos clássicos. Ele continuou seus estudos teológicos em Yale até que ele foi licenciado para pregar em maio de 1734, e instalado como pastor da Second Congregational Church of Lebanon, Connectcut, em fevereiro de 1735. Ele serviu como seu ministro por 35 anos.

Em 29 de abril de 1735, casou com Sarah Davenport. Ele participou plenamente e com entusiasmo no Grande Despertamento, que começou a varrer o Connecticut River Valley em torno do momento da sua graduação de Yale. Ele foi um dos seus maiores defensores, em Connecticut, servindo como o "chefe da inteligência das notícias do reavivamento".

Em 1743, ele teve em um aluno chamado Samson Occom[4], um Mohegan (tribo indígena) que sabia Inglês, e tinha sido convertido ao cristianismo em sua infância. O sucesso de Wheelock's Occom na preparação para o ministério incentivou-o a fundar uma escola no Líbano para nativos índios americanos, com o objetivo de incutir, nos rapazes, os elementos da educação secular e religiosa, para que eles pudessem voltar as suas culturas nativas como missionários. As meninas eram ensinados "trabalhos domésticos" e escrita. A escola foi apoiada por contribuição de caridade. Seus planos para educar os jovens estudantes nativos americanos na sua escola, que foi chamado de Escola de Caridade Moor, localizada na cidade verde Líbano, não evoluíram bem, pois muitos de seus alunos ficaram doentes e morreram, não conseguiu prosseguir com tanto êxito.

Ele, posteriormente, decidiu ampliar a escola e adicionar mais um colégio (para a educação de brancos e índios nos clássicos, filosofia e literatura) e começou a procurar outro local para as escolas. Wheelock obteve uma carta do rei George III (o rei do Grã Bretanha e Irlanda na época)em 13 de dezembro de 1769. Samson Occom e a British Board of Trustees chefiada por Lord Dartmouth[5] foram figuras importantes na fundação do colégio, e na sua instalação Wheelock chamou o colégio de Dartmouth College . Hanover, NH foi escolhido para o lugar e, em 1771, quatro estudantes foram graduados em Dartmouth, incluindo o filho de Wheelock, John.

O Pr. Eleazar Wheelock morreu durante a Guerra Revolucionária, em 24 de abril de 1779. Ele está enterrado em Hanover, NH. Seus escritos incluem "Narrative of the Indian School at Lebanon ".

Curiosidade.

Durante a II Guerra Mundial um Liberty Ship (Marítimo Hull Número 0038) foi nomeado em homenagem ao pastor Wheelock. Este era um navio de carga C-2 equipado para transportar 550 tripulantes. Participou da Invasão da Normandia e é frequentemente mencionada no livro The Far Shore pelo autor americano Max Miller.

Nenhum comentário:

* CONGREGACIONALISMO, O QUE É ISSO?

Congregacionalismo é a forma de governo de Igreja em a autoridade repousa sobre a independência e a autonomia de cada Igreja local. Este tem sido declarado como o sistema primitivo que representa a forma mais antiga de governo da Igreja. O Congregacionalismo moderno, no entanto, data a partir da Reforma Protestante.

Já em 1550, há indícios de homens e mulheres se reunindo para pregar a Palavra de Deus e administrar os sacramentos como separados da Igreja nacional da Inglaterra (Anglicana).

Quando ficou claro que a rainha Elizabeth I não tinha a intenção de uma reforma radical da Igreja inglesa, o número dessas comunidades separadas aumentou.

Robert Browne, o primeiro teórico do sistema, insistia em que estas «igrejas separadas", deviam ser independente do Estado e ter o direito de governarem-se a si próprias, estabelecendo assim as linhas essenciais do Congregacionalismo como o conhecemos hoje.

Desde o 1580 os Brownistas (como passaram a ser chamados estes dissidentes) aumentaram em número e os contornos do congregacionalismo tornaram-se mais claramente definidos; igrejas foram formadas em Norwich, Londres, Scrooby e Gainsborough.

O movimento foi impulsionado pela perseguição. Alguns destes separatistas migraram para a Holanda (1607) e depois (1620) para os Estados Unidos da América, onde o Congregacionalismo foi influente na formação tanto da religião quanto da política daquele país.

Na Inglaterra os Independentes (como também eram chamados) formaram a espinha dorsal do exército de Oliver Cromwell. Seus teólogos defenderam a sua posição congregacionalista na Assembléia de Westiminster e os seus princípios foram reafirmados na Declaração Savoy de Fé e Ordem, em 1658.

Mesmo sendo autônomas esta independência das igrejas Congregacionais não as coloca em completo isolamento. Elas reconheceram o vínculo de uma fé comum e de uma ordem e formaram Associações locais de apoio mútuo e estreitamento de relações.

A União Congregacional da Escócia foi formado em 1812; a da Inglaterra e País de Gales em 1832.

Estas uniões não tinham qualquer autoridade legislativa, mas serviram para aconselhar as igrejas e exprimir as suas idéias em comum.

Em 1972 a maior parte das Igrejas Congregacionais na Inglaterra e no País de Gales se uniu com a Igreja Presbiteriana da Inglaterra para formar a Igreja Reformada Unida. Muitas igrejas que não concordaram com esta união formam hoje a Federação Congregacional e a Comunhão de Igrejas Evangélicas Independentes.

Nos E.U.A. na maior parte das Igrejas Cristãs Congregacionais, em 1957 ingressou com a Igreja Evangélica Reformada em uma união para formar a Igreja Unida de Cristo. As igrejas que não concordaram com esta união formaram outras associações até hoje existentes, com destaque para a Associação Nacional de Igrejas Cristãs Congregacionais e para a Conferência Cristã Conservadora Congregacional.

Adpt. Joelson Gomes

The Concise Oxford Dictionary of the Christian Church 2000, originalmente publicado por Oxford University Press, 2000.

* OS PRIMEIROS CONGREGACIONALISTAS

A maneira Congregacional de igreja na Inglaterra provavelmente tenha seu nascimento em 1567,[1] num pequeno grupo de cerca de cem irmãos que insatisfeitos com tudo o que estava acontecendo dentro da igreja inglesa, começou a se reunir para adorar secretamente no “Salão Plumbers”, Londres. Eles eram chamados de “a Igreja de Privye”,[2] (ou Igreja Privada) transformando-se esta na primeira das muitas congregações separatistas de protesto na Inglaterra. O ajuntamento foi considerado ilegal pelas autoridades, e em 19 de Junho de 1567, e segundo o proeminente historiador Congregacional Williston Walker, os seus membros foram presos, açoitados em público ou mortos.[3] Este dia é considerado por muitos historiadores como o dia da origem moderna da maneira Congregacional de ser igreja.[4] A congregação do Salão Plumbers foi assim dispersa, mas foi logo reorganizada, e agora com mais clareza de sua finalidade. Os seus membros fizeram um pacto entre si para adoração a Deus de acordo com sua compreensão puritana. Mas, mais uma vez foram descobertos, diversos membros foram novamente presos, e outros junto com seu pastor Richard Fitz foram mortos. Mas, a chama não se apagou e a história da Igreja Congregacional é longa, rica, linda e inspiradora.
___________________


NOTAS

[1] CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos (São Paulo: Vida Nova, 2006) p. 275.

[2] Conforme “The Reformation in England” em <http://www.ucc.org/about-us/short-course/the-reformation-in-england.html> Acesso em 08/07/07.

[3] História da Igreja Cristã, 2a ed. (São Paulo: JUERP/ ASTE, 1980), p. 547. Conforme também <http://www.usgennet.org/usa/topic/colonial/religion/history.html> Acesso 08/12/07.

[4] Conforme <http://chi.gospelcom.net/DAILYF/2002/06/daily-06-19-2002.shtml> Acesso em 08/12/07.

ACESSE TAMBÉM