Vem me seguir também...vem

PARA ACHAR ALGO DIGITE A PALAVRA

sábado, 17 de janeiro de 2009

* ELEAZAR WHEELOCK - Grandes nomes Congregacionais


Eleazar Wheelock[1] (22 de abril de 1711 - 24 de abril de 1779) foi um ministro congregacional americano, orador, educador e fundador do Dartmouth College[2].

Ele nasceu em Windham, Connecticut e era filho de Ralph Wheelock e Ruth Huntington. Também era a bisneto do primeiro professor da primeira escola gratuita nos Estados Unidos o pastor Ralph Wheelock[3].

Em 1733, ele se formou na Universidade de Yale (fundada por congregacionais também) e ganhou o primeiro prêmio do Dean Berkeley Donation por sua distinção nos clássicos. Ele continuou seus estudos teológicos em Yale até que ele foi licenciado para pregar em maio de 1734, e instalado como pastor da Second Congregational Church of Lebanon, Connectcut, em fevereiro de 1735. Ele serviu como seu ministro por 35 anos.

Em 29 de abril de 1735, casou com Sarah Davenport. Ele participou plenamente e com entusiasmo no Grande Despertamento, que começou a varrer o Connecticut River Valley em torno do momento da sua graduação de Yale. Ele foi um dos seus maiores defensores, em Connecticut, servindo como o "chefe da inteligência das notícias do reavivamento".

Em 1743, ele teve em um aluno chamado Samson Occom[4], um Mohegan (tribo indígena) que sabia Inglês, e tinha sido convertido ao cristianismo em sua infância. O sucesso de Wheelock's Occom na preparação para o ministério incentivou-o a fundar uma escola no Líbano para nativos índios americanos, com o objetivo de incutir, nos rapazes, os elementos da educação secular e religiosa, para que eles pudessem voltar as suas culturas nativas como missionários. As meninas eram ensinados "trabalhos domésticos" e escrita. A escola foi apoiada por contribuição de caridade. Seus planos para educar os jovens estudantes nativos americanos na sua escola, que foi chamado de Escola de Caridade Moor, localizada na cidade verde Líbano, não evoluíram bem, pois muitos de seus alunos ficaram doentes e morreram, não conseguiu prosseguir com tanto êxito.

Ele, posteriormente, decidiu ampliar a escola e adicionar mais um colégio (para a educação de brancos e índios nos clássicos, filosofia e literatura) e começou a procurar outro local para as escolas. Wheelock obteve uma carta do rei George III (o rei do Grã Bretanha e Irlanda na época)em 13 de dezembro de 1769. Samson Occom e a British Board of Trustees chefiada por Lord Dartmouth[5] foram figuras importantes na fundação do colégio, e na sua instalação Wheelock chamou o colégio de Dartmouth College . Hanover, NH foi escolhido para o lugar e, em 1771, quatro estudantes foram graduados em Dartmouth, incluindo o filho de Wheelock, John.

O Pr. Eleazar Wheelock morreu durante a Guerra Revolucionária, em 24 de abril de 1779. Ele está enterrado em Hanover, NH. Seus escritos incluem "Narrative of the Indian School at Lebanon ".

Curiosidade.

Durante a II Guerra Mundial um Liberty Ship (Marítimo Hull Número 0038) foi nomeado em homenagem ao pastor Wheelock. Este era um navio de carga C-2 equipado para transportar 550 tripulantes. Participou da Invasão da Normandia e é frequentemente mencionada no livro The Far Shore pelo autor americano Max Miller.

Nenhum comentário: