Vem me seguir também...vem

PARA ACHAR ALGO DIGITE A PALAVRA

terça-feira, 30 de setembro de 2008

* WILLISTON WALKER (1860-1922)-Grandes nomes congregacionais


Nossa herança Congregacional tem figuras eminentes. Pessoas como John Owen, Jonathan Edwards, Barton Stone, Harriet Beecher Stowe, D.L. Moddy, Eric Liddell e muito mais. Aqui está um nome que muitos leitores podem não reconhecer. Mas nós estamos certos que, quando você lê sobre Williston Walker verá que ele foi um grande personagem da nossa história.Williston Walker, era filho de um proeminente ministro Congregacional.

Nascido em Portland, Maine, em 1860. Foi educado na faculdade de Amherst, onde ele recebeu seu Ph. D, e na universidade de Leipzig.Em 1888 empreendeu uma carreira na academia da Nova Inglaterra, e desde 1901 até sua morte em 1922, Walker foi professor de história eclesiástica na Universidade de Yale, servindo nos últimos três anos como o reitor da universidade.Walker, não era um ministro, era sim um homem ativo da igreja Congregacional. Em Yale serviu na igreja da universidade, e foi um membro proeminente da comissão que moldou a constituição do Conselho Nacional das Igrejas Congregacionais, adotada em 1913.
Seu livro The Creeds and Plataforms of Congregationalism permanece ainda como o livro padrão para o conhecimento da politica, adoração e do desenvolmento do congregacionalismo, bem como seu História da Igreja Cristã, que é leitura obrigatória para quem quer conhecer a história da Igreja.
Era um homem que tinha um pensamento abrangente, e um promotor da unidade dentro da comunidade do protestante. Willinston Walker, o historiador lido e respeitado pelos seminários do Brasil e do mundo, um personagem ilustre da tradição Congregacional.

NOTA
_____________
Adaptado de WILLISTON WALKER, historiador da igreja. Por Richard C. Leonard, Ph.D., Co-Editor DA REVISTA. Publicado na Revista THE FORESEE, da Conservative Congregational Christian Conference (March/April 2006 Volume 38, No 2)

Nenhum comentário: