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terça-feira, 30 de setembro de 2014

PEQUENA CRONOLOGIA CONGREGACIONAL



A seguir alguma datas marcantes para o movimento Congregacional mundial.


1567- Registro do primeiro grupo de irmãos Separatistas Congregacionais se reunindo fora da Igreja Anglicana, no Salão Plumbers, em Londres. O grupo de cerca de 100 pessoas é descoberto e preso.
1581- Robert Browne primeiro teórico do Congregacionalismo publica seus livros dando os contornos iniciais do movimento.
1607- Sofrendo intensa perseguição um grupo de Congregacionais foge da Inglaterra para a Holanda, pais onde havia liberdade religiosa.
1616- Henry Jacob funda a primeira igreja Semi-separatista (Congregacionais não tão radicais quanto os Separatistas) na Inglaterra.
1620- Viagem dos Congregacionais Separatistas da Holanda rumo à América do Norte no Mayflower.
1621- É estabelecido o Dia de Ação de Graças pelos Congregacionais na América.
1636-Os Congregacionais americanos fundam o Harvard College para a instrução os pastores. Mais tarde esta escola veio a se transformar na Universidade de Harvard.
1648-Os Congregacionais americanos aprovam a Plataforma de Cambridge, documento formado em oposição ao Presbiterianismo da Confissão de Fé de Westiminster.
1658- Os Congregacionais ingleses aprovam e publicam a Declaração de Savoy de Fé e Ordem.
1663-É impressa a primeira Bíblia na América. Esta foi uma tradução feita pelo missionário Congregacional aos índios: John Elliot.
1700-O puritano Congregacional Samuel Sewall, chefe de justiça do Superior Tribunal de Massachussets, escreve o primeiro tratado antiescravagista da América.
1701-Foi fundado o Collegiate School para treinar pastores. Esta escola veio a se transformar na Universidade de Yale.
1708-Os Congregacionais de Connectcut formam a Plataforma de Saybrook onde o Congregacionalismo extremo é rejeitado e é assumido um Congregacionalismo mais centralizado, com associações ministeriais locais. A assembleia geral de toda colônia agora tinha poder nas igrejas locais.
1735-A Congregacional Phillis Wheatley foi a primeira negra a ter seus escritos publicados na América.
1807-Os Congregacionais organizaram o Seminário Teológico de Andover. Este é o primeiro seminário do protestante em América.
1812- É formada a União Congregacional da Escócia.
1817-O Pastor Congregacional Thomas Gallaudet abriu um asilo em Connecticut para a instrução de surdos e mudos. Em 1856 este estabelecimento foi nomeado a mais antiga universidade para surdos aberta em Washington, e a primeira escola para a comunidade surda na América do norte.
1829-É formada a União Congregacional da Irlanda.
1831-Formação da União Congregacional da Inglaterra e País de Gales.
1833-Os Congregacionais fundaram o Oberlim College, em Ohaio. Este foi o primeiro colégio dos Estados Unidos a atribuir a quatro mulheres a sua colação de grau.
1839-O Congregacional John Quincy Adams apelou perante o supremo Tribunal de justiça pela liberdade dos escravos do Amistad e conseguiu. O fato foi transformado em filme por Steve Spielberg em 1997.
1855-Chega ao Brasil Robert Reid Kalley e sua esposa Sarah Kalley, primeiros missionários Congregacionais no Brasil.
1858-É fundada a Igreja Evangélica Fluminense, primeira igreja Congregacional no Brasil.
1861-Com os esforços de Robert Kalley é aprovada a lei que regulamentava o casamento de pessoas não Católicas Romanas. Esta lei foi regulamentada em 1863.
1868-É publicado o primeiro hinário evangélico no Brasil, era o “Salmos e Hinos” sob o patrocínio do casal Kalley.
1871-É formado o Conselho Nacional de Igrejas Congregacionais dos EUA.
1873-Com os esforços de Kalley e colaboradores é organizada a Igreja Evangélica Pernambucana, a primeira igreja evangélica do Nordeste do Brasil.
1876-É aprovada a primeira declaração de fé Congregacional no Brasil “Os 28 Artigos da Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo” preparados por Robert Kalley.
1880-O Imperador D. Pedro II concede o direito de reconhecimento a primeira igreja evangélica brasileira: a Igreja Evangélica Fluminense.
1913-É fundada a primeira denominação Congregacional do Brasil com 13 igrejas Congregacionais que a partir daí passou por muitos nomes.
1931-Acontece a fusão do Conselho Nacional com a Convenção Geral das Igrejas Cristãs (outra denominação), formando assim o Conselho Geral das Igrejas Cristãs Congregacionais dos EUA.
1942-Fundação em Panambi/RS da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil (IECB), denominação oriunda de trabalhos missionários apoiados por igreja Congregacionais dos EUA e da Argentina.
1948-É formada a Conferencia Cristã Congregacional Conservadora (CCCC) por ministros que não concordavam com o liberalismo teológico da maioria das lideranças Congregacionais americanas.
1955- Formação da Associação Nacional de Igrejas Cristãs Congregacionais (NACCC) por um grupo de igrejas que se colocaram fora do Conselho Nacional.
1957-Fusão do Conselho Geral com a Igreja Reformada dos EUA, dando origem a United Church os Christ (UCC) (Igreja Unida de Cristo) que é hoje a maior denominação congregacional, porem liberal.
1967-Fundação em Campina Grande da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.

2 comentários:

Helmo Albuquerque disse...

Olá,Joelson! Sigo o seu blog e sempre lembro de procurar assuntos sobre o congregacionalismo aqui. Na UIECB fala-se de duas vertentes sobre o tema "congregacionalismo, a de Porto Filho e a de Salustiano. Você sabe sobre essas vertentes? Poderia escrever algo sobre elas? Agradeço desde já!

JOELSON GOMES disse...

Sr. Helmo, a paz de Cristo. Infelizmente não conheço o assunto para me aventurar a falar sobre ele. Deus o abençoe e volte sempre.

* CONGREGACIONALISMO, O QUE É ISSO?

Congregacionalismo é a forma de governo de Igreja em a autoridade repousa sobre a independência e a autonomia de cada Igreja local. Este tem sido declarado como o sistema primitivo que representa a forma mais antiga de governo da Igreja. O Congregacionalismo moderno, no entanto, data a partir da Reforma Protestante.

Já em 1550, há indícios de homens e mulheres se reunindo para pregar a Palavra de Deus e administrar os sacramentos como separados da Igreja nacional da Inglaterra (Anglicana).

Quando ficou claro que a rainha Elizabeth I não tinha a intenção de uma reforma radical da Igreja inglesa, o número dessas comunidades separadas aumentou.

Robert Browne, o primeiro teórico do sistema, insistia em que estas «igrejas separadas", deviam ser independente do Estado e ter o direito de governarem-se a si próprias, estabelecendo assim as linhas essenciais do Congregacionalismo como o conhecemos hoje.

Desde o 1580 os Brownistas (como passaram a ser chamados estes dissidentes) aumentaram em número e os contornos do congregacionalismo tornaram-se mais claramente definidos; igrejas foram formadas em Norwich, Londres, Scrooby e Gainsborough.

O movimento foi impulsionado pela perseguição. Alguns destes separatistas migraram para a Holanda (1607) e depois (1620) para os Estados Unidos da América, onde o Congregacionalismo foi influente na formação tanto da religião quanto da política daquele país.

Na Inglaterra os Independentes (como também eram chamados) formaram a espinha dorsal do exército de Oliver Cromwell. Seus teólogos defenderam a sua posição congregacionalista na Assembléia de Westiminster e os seus princípios foram reafirmados na Declaração Savoy de Fé e Ordem, em 1658.

Mesmo sendo autônomas esta independência das igrejas Congregacionais não as coloca em completo isolamento. Elas reconheceram o vínculo de uma fé comum e de uma ordem e formaram Associações locais de apoio mútuo e estreitamento de relações.

A União Congregacional da Escócia foi formado em 1812; a da Inglaterra e País de Gales em 1832.

Estas uniões não tinham qualquer autoridade legislativa, mas serviram para aconselhar as igrejas e exprimir as suas idéias em comum.

Em 1972 a maior parte das Igrejas Congregacionais na Inglaterra e no País de Gales se uniu com a Igreja Presbiteriana da Inglaterra para formar a Igreja Reformada Unida. Muitas igrejas que não concordaram com esta união formam hoje a Federação Congregacional e a Comunhão de Igrejas Evangélicas Independentes.

Nos E.U.A. na maior parte das Igrejas Cristãs Congregacionais, em 1957 ingressou com a Igreja Evangélica Reformada em uma união para formar a Igreja Unida de Cristo. As igrejas que não concordaram com esta união formaram outras associações até hoje existentes, com destaque para a Associação Nacional de Igrejas Cristãs Congregacionais e para a Conferência Cristã Conservadora Congregacional.

Adpt. Joelson Gomes

The Concise Oxford Dictionary of the Christian Church 2000, originalmente publicado por Oxford University Press, 2000.

* OS PRIMEIROS CONGREGACIONALISTAS

A maneira Congregacional de igreja na Inglaterra provavelmente tenha seu nascimento em 1567,[1] num pequeno grupo de cerca de cem irmãos que insatisfeitos com tudo o que estava acontecendo dentro da igreja inglesa, começou a se reunir para adorar secretamente no “Salão Plumbers”, Londres. Eles eram chamados de “a Igreja de Privye”,[2] (ou Igreja Privada) transformando-se esta na primeira das muitas congregações separatistas de protesto na Inglaterra. O ajuntamento foi considerado ilegal pelas autoridades, e em 19 de Junho de 1567, e segundo o proeminente historiador Congregacional Williston Walker, os seus membros foram presos, açoitados em público ou mortos.[3] Este dia é considerado por muitos historiadores como o dia da origem moderna da maneira Congregacional de ser igreja.[4] A congregação do Salão Plumbers foi assim dispersa, mas foi logo reorganizada, e agora com mais clareza de sua finalidade. Os seus membros fizeram um pacto entre si para adoração a Deus de acordo com sua compreensão puritana. Mas, mais uma vez foram descobertos, diversos membros foram novamente presos, e outros junto com seu pastor Richard Fitz foram mortos. Mas, a chama não se apagou e a história da Igreja Congregacional é longa, rica, linda e inspiradora.
___________________


NOTAS

[1] CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos (São Paulo: Vida Nova, 2006) p. 275.

[2] Conforme “The Reformation in England” em <http://www.ucc.org/about-us/short-course/the-reformation-in-england.html> Acesso em 08/07/07.

[3] História da Igreja Cristã, 2a ed. (São Paulo: JUERP/ ASTE, 1980), p. 547. Conforme também <http://www.usgennet.org/usa/topic/colonial/religion/history.html> Acesso 08/12/07.

[4] Conforme <http://chi.gospelcom.net/DAILYF/2002/06/daily-06-19-2002.shtml> Acesso em 08/12/07.

ACESSE TAMBÉM