Pesquisar este blog

Vem me seguir também...vem

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

LEWIS SPERRY CHAFER- Grandes nomes Congregacionais



Adpt. Joelson Gomes



Origens e educação

Lewis Sperry Chafer nasceu em Rock Creek, Ohio em 27 de fevereiro de 1871, foi o segundo de três filhos. Seu pai era pastor Congregacional e morreu de tuberculose quando ele tinha 11 anos. Sua mãe conseguiu então uma pensão para que ele pudesse ir à faculdade. Chafer descobriu que tinha talento para a música e coral.

De 1889 a 1891, esteve no Oberlin College (escola fundada pelos Congregacionais), onde conheceu aquela que viria a ser sua esposa: Loraine. Casaram-se em 22 de abril de 1896 e ele começou um ministério evangelístico, ele cantando ou pregando e ela tocando órgão. Seu casamento durou até a morte dela em 1944.

Seu Ministério

Foi ordenado em 1900 por um Conselho de Ministros Congregacionais na Primeira Igreja Congregacional em Buffalo. Em 1901, mudou-se para Chafer Northfield, Massachusetts e começou a participar nas conferências Bíblicas de Northfield. Foi por meio dessas conferências que Chafer envolveu-se com muitos líderes espirituais, incluindo o Dr. CI Scofield, e foi em associação com Scofield que Chafer mudou a direção de seu ministério de um evangelista itinerante para o de professor de Bíblia. Manteve estreita associação com os últimos vinte anos de vida de Scofield, e tornou-se associado com o seu ministério que se tornou seu mentor. Em 1909 tornou-se presidente da Conferência Northfield.

Durante este período inicial, Chafer começou a escrever e desenvolver sua teologia. Durante os primeiros 10 anos com Scofield, Chafer começou a ensinar na Mt. Hermon School for Boys e publicou seus primeiros três livros, "Estudos na Estrutura Elementar da Ciência da Música", "Satanás", e "O Verdadeiro Evangelismo." Ele ajudou Scofield no estabelecimento da Escola de Bíblia da Filadélfia em 1913, e de 1923 a 1925, atuou como secretário-geral da Missão da América Central.

Quando Scofield morreu em 1921, Chafer mudou-se para Dallas, Texas, para pastorear a Primeira Igreja Congregacional de Dallas, que próprio Scofield havia fundado em 1882. Então, em 1924, com a sua visão educacional fundou o Colégio Teológico Evangélico, que mais tarde seria rebatizado como Dallas Theological Seminary. Chafer serviu para o resto de sua vida, quase 30 anos, como presidente desta escola e professor de teologia sistemática, demitiu-se do pastorado da igreja e da agência missionária, mas começou a escrever mais e permaneceu muito ativo em conferências bíblicas.

Um trabalho muito significativo de Chafer foi "Temas Principais da Bíblia" que foi escrito em 1926 e foi o precursor da sua maior obra, "Teologia Sistemática", publicada em 1948. Também contribuiu para a "Teologia Sistemática" de Chafer o fato de que a escola assumiu a publicação da revista "Bibliotheca Sacra". Esta é uma revista que tinha sido publicada desde o início de 1800, e para a qual Chafer escreveu muitos artigos que contribuíram diretamente para o seu conjunto de teologia.

Chafer teve uma enorme influência sobre o movimento evangélico. Entre seus alunos estão Jim Rayburn , fundador da , Kenneth N. Taylor , autor de The Living Bible , Howard Hendricks , J. Dwight Pentecost , Charles Caldwell Ryrie , J. Vernon McGee , RB Thieme, Jr. e John Walvoord , que o sucedeu como presidente no Seminário Dallas.

Ele é amplamente reconhecido como um dos fundadores do moderno Dispensacionalismo e foi veementemente contra a teologia do pacto.

Chafer morreu em 22 de Agosto de 1952.

Obras.

Em 1933, adquiriu o jornal Dallas Bibliotheca Sacra e começou a publicar em 1934. Chafer escreveu centenas de artigos para este jornal.

Em 1947, após dez anos de trabalho, ele completou sua Teologia Sistemática em oito volumes. Esta foi a primeira vez que um quadro pré-milenista, dispensacionalista da teologia cristã foi sistematizada em um único formato. Os livros eram tão populares que esgotou a primeira impressão em seis meses e precisava de uma terceira edição em dois anos. A série foi impressa muitas vezes desde então por uma série de editoras.

Muitos dos livros de Chafer têm sido reimpressos várias vezes por várias editoras diferentes. Alguns deles:


§ O Reino em História e Profecia, de 1915.

§ Salvação: Uma Análise Doutrinária Clear, 1917. Reimpressão, 1955. ISBN 0-310-22351-2

§ Aquele que é Espiritual, 1918. Reimpressão, 1967. ISBN 0-310-22341-5

§ Evangelismo verdadeiro: ganhar almas através da oração, 1919. Reimpressão, 1978. ISBN 0-310-22381-4

§ Satanás: seu motivo e Métodos, 1919. Reimpressão, 1964. ISBN 0-310-22361-X

§ Graca: O Tema Glorioso, de 1922. Reimpressão, 1950. ISBN 0-310-22331-8

§ Temas importantes da Bíblia, 1926. Reimpressão, 1974. ISBN 0-310-22390-3

§ A Epístola aos Efésios, 1935. Reimpressão, 1991. ISBN 0-8254-2342-2

§ Teologia Sistemática, 1947. Reimpressão,(Esta com edição em Português)

Bibliografia:

1- 1- http://biblesanity.org/chafer.htm

2- 2- http://en.wikipedia.org/wiki/Lewis_Sperry_Chafer

12 comentários:

Ricardo Kane disse...

Cada cristão que se levanta é uma vitória. O Senhor usa tremendamente homens de todas aspartes, de todas as línguas. Alguns proeminentes, outros humildes obreiros.
Devemos ser gratos pelo amor de Deus que nunca para de ser derramado no seio da humanidade.
Graça e paz.

Unknown disse...

Olá Pr. Joelson, Graça e Paz....

Estou visitando o seu blog, gostei muito do seu trabalho, e também desta postagem,que se refere a obra de dois grandes homens de Deus: Lewis Sperry Chafer e Dr.C.I.Scofield, este por sinal, é um parente distante,um primo de 1º grau do meu Avô Walter Sandre Scofield. se me permite estou seguindo o seu blog.
Deus abençoe a sua vida e seu ministério.....

JOELSON GOMES disse...

Pastor J. Fabio Scofield, obg pela visita e comentário. Divulgue o quanto quiser, pois será uma honra para mim. Deus o abençoe e volte sempre.

osmar disse...

Pastor fiquei admirado pelo seu conhecimento,gostaria de estar mais em contato com o amado e preciso de sua ajuda em relação a Predestinação,gostaria que me ajudasse.osmartroade@gmail.com

osmar disse...

Prezado Pastor joelson tenho uma necessidade de saber sobre Predestinação gostaria na medida do possivel que me ajudasse.Grato.Osmar

osmar disse...

Gostaria de saber também sobre as obras de Lewis Sperry Chafer,tem alguma editora brasileira que venda suas obras?Grato.Osmar

JOELSON GOMES disse...

Caro Osmar, a Paz de Cristo,vamos por partes:

1- Sobre a doutrina da Eleição vocêpode ter um bom conhecimento no seguinte livro: Soberania Banida (RK Mcgregor Ryght (Editora Cultura Cristã) (http://www.editoraculturacrista.com.br/produtos.asp?codigo=601);

2-a editora que publica a Teologia Sistemática de Chafer é a Hagnos, veja a obra aqui para comprar (http://www.erdos.com.br/produto/0/11301/teologia-sistematica-de-chafer).

Deus abençoe e volte sempre

Eliamar Vidal da Silva disse...

a melhor obra de teologia sistemática foi dr chafer que escreveu baseada na bíblia e nos escritos dos irmãos de plymouth que foram os maiores expoentes do da escatologia dispensacional e aprofundaram na palavra mais do que todos os teólogos reformados.Homens de vasto saber como Darby,William kelly,Grant,Ironside foram os que sustentaram as doutrinas mais bíblicas do mundo cristão e promoveram o interdenominacionalismo escatológico.o único equivoco doutrinário de dr chafer foi quando a aborda a doutrina da eleição e da predestinação quando quis agradar os teólogos reformados
ora,se Deus por ser soberano predestina uns para a salvação e a maioria a sua própria sorte ele não seria Deus más seria um monstro e originador do mal.sabemos que a predestinação e para que fossemos santos e no futuro sermos conformados a imagem de Cristo quando no arrebatamento recebermos corpos gloriosos
a predestinação do ponto de vista Calvinista e diabólico e o verdadeiro calcanhar de Aquiles. Nunca encontrei nos escritos do Irmãos do século XIX nenhuma idiossincrasia sobre esse tema tão sublime mas que se tornou tão polêmico porque os reformados não querem crer que a eleição não exclui nenhum pecador do direito divino de buscar em Cristo a salvação que e oferecida a todos e não a alguns pois Deus nao tem Preferidos.

Eliamar Vidal da Silva disse...

gostaria que todos os cristãos lessem os escritos de dr chafer que não necessitarã de estudar em universidades teológicas como Prince tom que transformou em centro de incredulidade
Eliamar vidal da silva

JOELSON GOMES disse...

Eliomar vamos lá:
1- A Teologia de Chaffer não é a melhor, nem foi baseada nos escritos dos Irmãos;
2- A doutrina da predestinação, o calvinismo, não são diabólicos, são doutrinas de praticamente todos os cristãos reformados, entre eles os congregacionais;
3- Ler Chaffer não insenta ninguém de estudar numa faculdade teológica, inclusive o próprio Chaffer é fundador de uma: O Seminário Teológico de Dallas.
Cuidado com as palavras migo. Volte sempre.

Unknown disse...

Revisamos a obra e trouxemos novamente !
https://www.cemporcentocristao.com.br/teologia-sistematica-de-chafer/p

O maçom pode ser crente mas o crente nao deve ser maçom disse...

A Teologia de Chafer pode não ter sido a melhor mas seus ensinos sao muito bíblico e semelhante aos escritos dos Irmãos Unidos do século dezenoveMe desculpe se cometi algum exagero em afirmar que essa monumental obra foi baseada nos escritos dos Irmãos de Plymouth que, de fato deixaram um grande
legado e jamais aceitaram o Calvinismo fatalista dado a clareza de Tito 2
11;João 3.16,Atos 17.31 e Apocalipse 22.17.A nossa eleição coletiva não exclui nenhum pecador do direito de pleitear a salvação! ELIAMAR VIDAL DA SILVA.

* CONGREGACIONALISMO, O QUE É ISSO?

Congregacionalismo é a forma de governo de Igreja em a autoridade repousa sobre a independência e a autonomia de cada Igreja local. Este tem sido declarado como o sistema primitivo que representa a forma mais antiga de governo da Igreja. O Congregacionalismo moderno, no entanto, data a partir da Reforma Protestante.

Já em 1550, há indícios de homens e mulheres se reunindo para pregar a Palavra de Deus e administrar os sacramentos como separados da Igreja nacional da Inglaterra (Anglicana).

Quando ficou claro que a rainha Elizabeth I não tinha a intenção de uma reforma radical da Igreja inglesa, o número dessas comunidades separadas aumentou.

Robert Browne, o primeiro teórico do sistema, insistia em que estas «igrejas separadas", deviam ser independente do Estado e ter o direito de governarem-se a si próprias, estabelecendo assim as linhas essenciais do Congregacionalismo como o conhecemos hoje.

Desde o 1580 os Brownistas (como passaram a ser chamados estes dissidentes) aumentaram em número e os contornos do congregacionalismo tornaram-se mais claramente definidos; igrejas foram formadas em Norwich, Londres, Scrooby e Gainsborough.

O movimento foi impulsionado pela perseguição. Alguns destes separatistas migraram para a Holanda (1607) e depois (1620) para os Estados Unidos da América, onde o Congregacionalismo foi influente na formação tanto da religião quanto da política daquele país.

Na Inglaterra os Independentes (como também eram chamados) formaram a espinha dorsal do exército de Oliver Cromwell. Seus teólogos defenderam a sua posição congregacionalista na Assembléia de Westiminster e os seus princípios foram reafirmados na Declaração Savoy de Fé e Ordem, em 1658.

Mesmo sendo autônomas esta independência das igrejas Congregacionais não as coloca em completo isolamento. Elas reconheceram o vínculo de uma fé comum e de uma ordem e formaram Associações locais de apoio mútuo e estreitamento de relações.

A União Congregacional da Escócia foi formado em 1812; a da Inglaterra e País de Gales em 1832.

Estas uniões não tinham qualquer autoridade legislativa, mas serviram para aconselhar as igrejas e exprimir as suas idéias em comum.

Em 1972 a maior parte das Igrejas Congregacionais na Inglaterra e no País de Gales se uniu com a Igreja Presbiteriana da Inglaterra para formar a Igreja Reformada Unida. Muitas igrejas que não concordaram com esta união formam hoje a Federação Congregacional e a Comunhão de Igrejas Evangélicas Independentes.

Nos E.U.A. na maior parte das Igrejas Cristãs Congregacionais, em 1957 ingressou com a Igreja Evangélica Reformada em uma união para formar a Igreja Unida de Cristo. As igrejas que não concordaram com esta união formaram outras associações até hoje existentes, com destaque para a Associação Nacional de Igrejas Cristãs Congregacionais e para a Conferência Cristã Conservadora Congregacional.

Adpt. Joelson Gomes

The Concise Oxford Dictionary of the Christian Church 2000, originalmente publicado por Oxford University Press, 2000.

* OS PRIMEIROS CONGREGACIONALISTAS

A maneira Congregacional de igreja na Inglaterra provavelmente tenha seu nascimento em 1567,[1] num pequeno grupo de cerca de cem irmãos que insatisfeitos com tudo o que estava acontecendo dentro da igreja inglesa, começou a se reunir para adorar secretamente no “Salão Plumbers”, Londres. Eles eram chamados de “a Igreja de Privye”,[2] (ou Igreja Privada) transformando-se esta na primeira das muitas congregações separatistas de protesto na Inglaterra. O ajuntamento foi considerado ilegal pelas autoridades, e em 19 de Junho de 1567, e segundo o proeminente historiador Congregacional Williston Walker, os seus membros foram presos, açoitados em público ou mortos.[3] Este dia é considerado por muitos historiadores como o dia da origem moderna da maneira Congregacional de ser igreja.[4] A congregação do Salão Plumbers foi assim dispersa, mas foi logo reorganizada, e agora com mais clareza de sua finalidade. Os seus membros fizeram um pacto entre si para adoração a Deus de acordo com sua compreensão puritana. Mas, mais uma vez foram descobertos, diversos membros foram novamente presos, e outros junto com seu pastor Richard Fitz foram mortos. Mas, a chama não se apagou e a história da Igreja Congregacional é longa, rica, linda e inspiradora.
___________________


NOTAS

[1] CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos (São Paulo: Vida Nova, 2006) p. 275.

[2] Conforme “The Reformation in England” em <http://www.ucc.org/about-us/short-course/the-reformation-in-england.html> Acesso em 08/07/07.

[3] História da Igreja Cristã, 2a ed. (São Paulo: JUERP/ ASTE, 1980), p. 547. Conforme também <http://www.usgennet.org/usa/topic/colonial/religion/history.html> Acesso 08/12/07.

[4] Conforme <http://chi.gospelcom.net/DAILYF/2002/06/daily-06-19-2002.shtml> Acesso em 08/12/07.

ACESSE TAMBÉM