Vem me seguir também...vem

PARA ACHAR ALGO DIGITE A PALAVRA

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

THOMAS HOOKER- Grandes nomes congregacionais


Thomas Hooker nasceu em 1586, em Leicestershire, Inglaterra; frequentou a Universidade de Cambridge, obtendo grau de Bacharel em 1608 e mestrado em Artes em 1611, tornou-se um puritano devoto. Na década de 1620 Hooker serviu uma congregação em Essex, onde se tornou amplamente conhecido por sua excelente pregação. Por causa de suas visões puritanas, no entanto, ele atraiu a atenção das autoridades anglicanas, que o obrigou a deixar a Inglaterra. Ele finalmente se estabeleceu em Roterdã, na Holanda, e ali recebeu o chamado para o ministério da congregação Newtown (Cambridge) na colônia americana de Massachusetts (EUA).

Hooker nunca foi feliz em Newtown. Sua congregação estava insatisfeita com a sua terra, e Hooker mostrou certa incompatibilidade com os líderes de Massachusetts. Em 1636 a congregação em Newtown recebeu permissão para emigrar, e Hooker levou a maioria deles para Connecticut.

Ali se estabelecendo Hooker fez uma excelente contribuição para a colônia em um sermão no qual ele aplicou os princípios do Congregacionalismo a organização política. Usado como base para as ordens fundamentais, o sermão enfatizou a eleição de funcionários públicos e a limitação do seu poder pelo eleitorado. Embora as ideias de Hooker parecessem altamente democráticas, elas foram rigorosamente qualificadas. Seu "povo" se limitava a membros que participassem da igreja puritana, e sua ênfase sobre o uso responsável do poder excluía uma desenfreada regra popular.

Hooker não diferia do puritanismo ortodoxo da Nova Inglaterra, apesar de ter exercido suas crenças com mais humanidade do que seus colegas. Enquanto vivia em Newtown, ele debateu com Roger Williams, e depois de se mudar para Connecticut, ele voltou para Massachusetts para atuar no tribunal que considerou o famoso caso de Anne Hutchinson por heresia .

Seu panfleto "Um exame do somatório da Disciplina da Igreja", é uma excelente explicação e defesa do Congregacionalismo na Nova Inglaterra, e ele manteve seu pastorado em Hartford até sua morte em 07 julho de 1647. É considerado fundador e líder espiritual da colônia de Connecticut.


Answer.com

Nenhum comentário: