Vem me seguir também...vem

PARA ACHAR ALGO DIGITE A PALAVRA

domingo, 18 de julho de 2010

FRATERNIDADE EVANGELICA CONGREGACIONAL MUNDIAL


Este ano, de 07 a 11 de junho, no Plaza Copacabana Hotel aconteceu a 9a conferência da Fraternidade Evangélica Congregacional Mundial (WECF: World Evangelical Congregacional Fellowshi).


A história da (WECF) Fraternidade Evangélica Congregacional Mundial remonta a 35 ª Reunião Anual da CCCC (Conferência Cristã Congregacional Conservadora- EUA.) de 02-04 agosto de 1983, no campus da Faculdade Bethel, em St. Paul, Minnesota.


A Reunião Anual assumiu um sabor internacional estiveram presentes o Rev. Len Kingston, Secretário Geral da Sociedade de Igrejas Congregacionais na Austrália, Rev. David Saunders, pastor da Associação Evangélica de Igrejas Congregacionais na Grã-Bretanha (que estava assistindo a sua segunda reunião anual), e o Rev. Sasiuo Haruo, Presidente da Igreja Unida de Cristo no Moen, Chuuk, junto com outros três pastores da Micronésia.


Em uma reunião entre Len Kingston, David Saunders e o Comitê Executivo de Relações Fraternais da CCCC, foi acordado que os laços entre Congregacionais evangélicos de todo o mundo precisavam ser fortalecidos e que precisava de um meio com que a comunicação efetiva e conjunta dos ministérios pudessem ser realizadas. A formação de uma União Evangélica Congregacional internacional foi proposta e os participantes concordaram em se reunir um ano depois para futuras discussões.


Um ano depois, na 36a Reunião Anual da CCCC, que se reuniu em 24-26 julho de 1984, no campus de Gordon College, Wenham, Massachusetts, uma segunda reunião foi realizada. Estiveram presentes Rev. Len Kingston, Rev. Edward S. Guest, secretário da Associação Evangélica de Igrejas Congregacionais da Grã-Bretanha, Rev. Francisco de Souza, um jovem missionário participante tanto da CCCC como da União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil e o Comitê Executivo de Relações Fraternais da CCCC.


Nesta reunião decidiu-se formar uma fraternidade internacional a ser chamada de Fraternidade Evangélica Congregacional Mundial, e os três primeiros artigos da sua Constituição foram escritos. Durante o próximo ano, da Constituição da WECF foi concluída por correspondência. O projeto inicial foi escrito nos Estados Unidos e, em seguida, enviado para a Inglaterra e Austrália.


Isto resultou em um segundo projeto, que foi votado e aprovado pelas três entidades participantes: A Conferência Cristã Congregacional Conservadora - EUA, a Fraternidade de Igrejas Congregacionais - Austrália, e da Irmandade Evangélica de Igrejas Congregacionais - Grã-Bretanha.


Os participantes nas reuniões de assembléia inaugural foram:

Fraternidade de Igrejas Congregacionais - Austrália,

União das Igrejas Evangélicas Congregacionais - Brasil,

Associação Evangélica Congregacional de Igrejas- Grã - Bretanha,

União Congregacional - Irlanda,

União das Igrejas Congregacionais - Portugal,

Conferência Cristã Congregacional Conservadora - EUA.


Os primeiros dirigentes foram:


Presidente: Rev. Clifford Christensen (E.U.A.),

Vice-Presidente: Rev. Vanderli Carreiro (Brasil);

Secretário: Rev. Len Kingston (Austrália),

Tesoureiro: Rev. Edward S. Guest, (Inglaterra),

Vogais- Rev. Daniel Calado (Portugal), Rev. Malcolm Coles (Irlanda) e Dr. Graeme Smith (E.U.A.).


O Culto foi uma parte importante de cada dia e um maravilhoso espírito de união foi demonstrada em todas as sessões. Irmãos e irmãs em Cristo de todo o mundo oraram e cantaram juntos em sua própria língua adorando ao Senhor. A sessão inaugural da Assembléia foi realizada no sábado, 18 de outubro, na Capela de Westminster, em Londres (a antiga igreja de Martyn Lloyd-Jone) Foi também celebrada a Santa Ceia. A WECF tinha sido devidamente constituída e teve oficialmente início a sua viagem.


Desde as reuniões inaugurais, Reuniões Trienal tem sido realizadas em Mendes no Estado do Rio de Janeiro, Brasil (1989), Sydney, NSW, Austrália (1992), Braintree, Massachusetts, E.U.A. (1995), Cidade do Cabo, África do Sul (1998 ), Olds, Alberta, Canadá (2001), Auckland, Nova Zelândia (2004) e Leicestershire, Inglaterra (2007).

WECF

Um comentário:

Delrymar Reid Kalley disse...

Eu tava no culto de encerramento na Igreja Evangélica Fluminense.
Foi uma benção!
É lindo vermos congregacionais de vários lugares louvando a Deus juntos.
:¬)