Vem me seguir também...vem

PARA ACHAR ALGO DIGITE A PALAVRA

terça-feira, 8 de setembro de 2009

ROBERT REID KALLEY; 200 ANOS DO LOBO CALVINISTA


Hoje fazem exatos 200 anos do nascimento daquele que foi chamado de “O Lobo da Escócia” ou de “O Lobo Calvinista”: Robert Reid Kalley.
Kalley era um médico escocês que com um coração que ardia por missões, foi instrumento usado por Deus para implantar o evangelho em Portugal (Ilha da Madeira) e no Brasil.

Ele chegou a Portugal em 1838, e ali com muitas lutas pregou a salvação em uma terra dominada pela religião romana que quase o mata, teve que fugir.Ma, deixou uma igreja que hoje é a Igreja Presbiteriana de Portugal, pois foi assumida pela missão da Igreja da Escócia, Presbiteriana.

Depois veio ao Brasil aqui chegando em 10 de Maio de 1855. Evangelizou este país e fundou em 11 de Julho de 1858 a 1ª Igreja protestante em solo brasileiro em língua portuguesa, a Igreja Evangélica Fluminense a qual existe arte aos dias atuais. Homem de convicções Congregacionais também organizou em 19 de Outubro de 1873 a Igreja Evangélica Congregacional Pernambucana a 1ª igreja evangélica do nordeste.

O Brasil deve a Kalley o desbravamento para que a semente do evangelho aqui florescesse; Presbiterianos e Batistas também devem muito a este missionário. A União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil e a Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil são fruto do trabalho dele.

Assim, neste dia de seu aniversário de nascimento homenageamos Robert Reid Kalley, e se você quiser conhecer este homem leia: Jornada no Império e seja impactado por um coração missionário que não olhava obstáculos, Mas, sim o fruto do evangelismo.

Ele foi um homem de Deus e ousou grandes coisas para Deus, você também ousa?

3 comentários:

Anderson disse...

Fui criado e me converti em uma igreja Congregacional, onde congreguei por muitos anos. Hoje, apesar de não ser mais congregacional, ainda nutro uma admiração pelo ministério do Dr. Kalley, e lamento que os 200 anos de seu nascimento tenham sido pouco divulgado fora do meio congregacional.

Escrevi em meu blog um texto sobre a conversão do Doutor. Está em: http://andersonpaz.wordpress.com/2009/09/14/a-proposito-dos-200-anos-de-robert-kalley/

Um abraço!

Daniel Vidal Coutinho disse...

Um esclarecimento:
1 - Kalley criou/inventou o sistema congregacional, ou apenas o adotou? Pois, se Kalley só adotou, então pode ter sido criado por um arminiano, não? Daí, o Congregacionalismo é originalmente calvinista ou nao?

2 - Kalley deixou de crer da eleição/predestinação ao tornar-se congregacional, ou morreu crendo na eleição?

3 - Essa expressão "O Lobo Calvinista"
a) é por Kalley ter sido muito radical quanto a doutrina da eleição;
b) ou apenas por ter sido destemido, ousado, valente em sair desbravando o mundo com o evangelho;
c) outro motivo, qual?

Grato.

JOELSON GOMES disse...

1- O sistema Congregacional foi inventado no Novo Testamento, confira como a Igreja se governava ali.Logo não foi "inventado" por Arminiano.

2- Kalley morreu crendo na Eleição, veja o artigo 19 de sua confissão de fé, os 28 Artigos.

3-a Expressão Lobo Calvinista está ligada a doutrina calvinista defendida por Kalley; aos hinos calvinistas cantados, e ao fato de Kalley ser Protestante reformado da Igreja Reformada da Escócia.