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terça-feira, 8 de setembro de 2009

ROBERT REID KALLEY; 200 ANOS DO LOBO CALVINISTA


Hoje fazem exatos 200 anos do nascimento daquele que foi chamado de “O Lobo da Escócia” ou de “O Lobo Calvinista”: Robert Reid Kalley.
Kalley era um médico escocês que com um coração que ardia por missões, foi instrumento usado por Deus para implantar o evangelho em Portugal (Ilha da Madeira) e no Brasil.

Ele chegou a Portugal em 1838, e ali com muitas lutas pregou a salvação em uma terra dominada pela religião romana que quase o mata, teve que fugir.Ma, deixou uma igreja que hoje é a Igreja Presbiteriana de Portugal, pois foi assumida pela missão da Igreja da Escócia, Presbiteriana.

Depois veio ao Brasil aqui chegando em 10 de Maio de 1855. Evangelizou este país e fundou em 11 de Julho de 1858 a 1ª Igreja protestante em solo brasileiro em língua portuguesa, a Igreja Evangélica Fluminense a qual existe arte aos dias atuais. Homem de convicções Congregacionais também organizou em 19 de Outubro de 1873 a Igreja Evangélica Congregacional Pernambucana a 1ª igreja evangélica do nordeste.

O Brasil deve a Kalley o desbravamento para que a semente do evangelho aqui florescesse; Presbiterianos e Batistas também devem muito a este missionário. A União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil e a Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil são fruto do trabalho dele.

Assim, neste dia de seu aniversário de nascimento homenageamos Robert Reid Kalley, e se você quiser conhecer este homem leia: Jornada no Império e seja impactado por um coração missionário que não olhava obstáculos, Mas, sim o fruto do evangelismo.

Ele foi um homem de Deus e ousou grandes coisas para Deus, você também ousa?

3 comentários:

Unknown disse...

Fui criado e me converti em uma igreja Congregacional, onde congreguei por muitos anos. Hoje, apesar de não ser mais congregacional, ainda nutro uma admiração pelo ministério do Dr. Kalley, e lamento que os 200 anos de seu nascimento tenham sido pouco divulgado fora do meio congregacional.

Escrevi em meu blog um texto sobre a conversão do Doutor. Está em: http://andersonpaz.wordpress.com/2009/09/14/a-proposito-dos-200-anos-de-robert-kalley/

Um abraço!

Unknown disse...

Um esclarecimento:
1 - Kalley criou/inventou o sistema congregacional, ou apenas o adotou? Pois, se Kalley só adotou, então pode ter sido criado por um arminiano, não? Daí, o Congregacionalismo é originalmente calvinista ou nao?

2 - Kalley deixou de crer da eleição/predestinação ao tornar-se congregacional, ou morreu crendo na eleição?

3 - Essa expressão "O Lobo Calvinista"
a) é por Kalley ter sido muito radical quanto a doutrina da eleição;
b) ou apenas por ter sido destemido, ousado, valente em sair desbravando o mundo com o evangelho;
c) outro motivo, qual?

Grato.

JOELSON GOMES disse...

1- O sistema Congregacional foi inventado no Novo Testamento, confira como a Igreja se governava ali.Logo não foi "inventado" por Arminiano.

2- Kalley morreu crendo na Eleição, veja o artigo 19 de sua confissão de fé, os 28 Artigos.

3-a Expressão Lobo Calvinista está ligada a doutrina calvinista defendida por Kalley; aos hinos calvinistas cantados, e ao fato de Kalley ser Protestante reformado da Igreja Reformada da Escócia.

* CONGREGACIONALISMO, O QUE É ISSO?

Congregacionalismo é a forma de governo de Igreja em a autoridade repousa sobre a independência e a autonomia de cada Igreja local. Este tem sido declarado como o sistema primitivo que representa a forma mais antiga de governo da Igreja. O Congregacionalismo moderno, no entanto, data a partir da Reforma Protestante.

Já em 1550, há indícios de homens e mulheres se reunindo para pregar a Palavra de Deus e administrar os sacramentos como separados da Igreja nacional da Inglaterra (Anglicana).

Quando ficou claro que a rainha Elizabeth I não tinha a intenção de uma reforma radical da Igreja inglesa, o número dessas comunidades separadas aumentou.

Robert Browne, o primeiro teórico do sistema, insistia em que estas «igrejas separadas", deviam ser independente do Estado e ter o direito de governarem-se a si próprias, estabelecendo assim as linhas essenciais do Congregacionalismo como o conhecemos hoje.

Desde o 1580 os Brownistas (como passaram a ser chamados estes dissidentes) aumentaram em número e os contornos do congregacionalismo tornaram-se mais claramente definidos; igrejas foram formadas em Norwich, Londres, Scrooby e Gainsborough.

O movimento foi impulsionado pela perseguição. Alguns destes separatistas migraram para a Holanda (1607) e depois (1620) para os Estados Unidos da América, onde o Congregacionalismo foi influente na formação tanto da religião quanto da política daquele país.

Na Inglaterra os Independentes (como também eram chamados) formaram a espinha dorsal do exército de Oliver Cromwell. Seus teólogos defenderam a sua posição congregacionalista na Assembléia de Westiminster e os seus princípios foram reafirmados na Declaração Savoy de Fé e Ordem, em 1658.

Mesmo sendo autônomas esta independência das igrejas Congregacionais não as coloca em completo isolamento. Elas reconheceram o vínculo de uma fé comum e de uma ordem e formaram Associações locais de apoio mútuo e estreitamento de relações.

A União Congregacional da Escócia foi formado em 1812; a da Inglaterra e País de Gales em 1832.

Estas uniões não tinham qualquer autoridade legislativa, mas serviram para aconselhar as igrejas e exprimir as suas idéias em comum.

Em 1972 a maior parte das Igrejas Congregacionais na Inglaterra e no País de Gales se uniu com a Igreja Presbiteriana da Inglaterra para formar a Igreja Reformada Unida. Muitas igrejas que não concordaram com esta união formam hoje a Federação Congregacional e a Comunhão de Igrejas Evangélicas Independentes.

Nos E.U.A. na maior parte das Igrejas Cristãs Congregacionais, em 1957 ingressou com a Igreja Evangélica Reformada em uma união para formar a Igreja Unida de Cristo. As igrejas que não concordaram com esta união formaram outras associações até hoje existentes, com destaque para a Associação Nacional de Igrejas Cristãs Congregacionais e para a Conferência Cristã Conservadora Congregacional.

Adpt. Joelson Gomes

The Concise Oxford Dictionary of the Christian Church 2000, originalmente publicado por Oxford University Press, 2000.

* OS PRIMEIROS CONGREGACIONALISTAS

A maneira Congregacional de igreja na Inglaterra provavelmente tenha seu nascimento em 1567,[1] num pequeno grupo de cerca de cem irmãos que insatisfeitos com tudo o que estava acontecendo dentro da igreja inglesa, começou a se reunir para adorar secretamente no “Salão Plumbers”, Londres. Eles eram chamados de “a Igreja de Privye”,[2] (ou Igreja Privada) transformando-se esta na primeira das muitas congregações separatistas de protesto na Inglaterra. O ajuntamento foi considerado ilegal pelas autoridades, e em 19 de Junho de 1567, e segundo o proeminente historiador Congregacional Williston Walker, os seus membros foram presos, açoitados em público ou mortos.[3] Este dia é considerado por muitos historiadores como o dia da origem moderna da maneira Congregacional de ser igreja.[4] A congregação do Salão Plumbers foi assim dispersa, mas foi logo reorganizada, e agora com mais clareza de sua finalidade. Os seus membros fizeram um pacto entre si para adoração a Deus de acordo com sua compreensão puritana. Mas, mais uma vez foram descobertos, diversos membros foram novamente presos, e outros junto com seu pastor Richard Fitz foram mortos. Mas, a chama não se apagou e a história da Igreja Congregacional é longa, rica, linda e inspiradora.
___________________


NOTAS

[1] CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos (São Paulo: Vida Nova, 2006) p. 275.

[2] Conforme “The Reformation in England” em <http://www.ucc.org/about-us/short-course/the-reformation-in-england.html> Acesso em 08/07/07.

[3] História da Igreja Cristã, 2a ed. (São Paulo: JUERP/ ASTE, 1980), p. 547. Conforme também <http://www.usgennet.org/usa/topic/colonial/religion/history.html> Acesso 08/12/07.

[4] Conforme <http://chi.gospelcom.net/DAILYF/2002/06/daily-06-19-2002.shtml> Acesso em 08/12/07.

ACESSE TAMBÉM